Autora: Jenny Han
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Ano: 2015
Avaliação: 4/5
SINOPSE
Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos. Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.
Lara Jean é uma adolescente de 16 anos que sempre soube expressar o que sentia através das palavras. A cada decepção amorosa, escrevia uma carta relatando seus sentimentos e que serviria como uma espécie de conforto, um modo de tirar um pouco daquele peso que tanto a sobrecarregava, fazendo-a seguir em frente.
"[...] Minhas cartas são de quando não quero mais estar apaixonada. São cartas de despedida. Pois, depois que escrevo, aquele amor ardente para de me consumir. [...]. Se o amor é como uma posessão, talvez minhas cartas sejam meu exorcismo. As cartas me libertam. Ou pelo menos deveriam".
Lara era a irmã do meio: a mais velha era Margot, que estava se mudando para fazer faculdade na Escócia, e a mais nova era Kittie, que tinha nove anos. Margot sempre lhe servira de exemplo, sempre fora sua melhor amiga e principal confidente. Sempre soubera quando ela não estava bem, ou quando estava mentindo; a conhecia como ninguém. E, pelo fato de a mãe das meninas ter morrido repentinamente, precisou amadurecer muito cedo e tomar a responsabilidade de ajudar na criação das mais novas. Elas sempre se cuidaram e dividiam as tarefas domésticas; agora que Margot estava se mudando, entretanto, tudo parecia diferente. Lara sentia que precisava mudar - tanto por Kitty, como pelo pai que precisava de seu auxílio -, e tudo isso quando descobre que as cartas que escrevera para os cinco meninos que já amou foram misteriosamente enviadas a cada um.
Quando li a sinopse de "Para todos os garotos que já amei", imaginei algo bastante diferente. Achei que a vida amorosa da protagonista realmente fosse ficar de pernas para o ar e que o foco do livro seria o romance. Mas na verdade não é bem assim: senti que o foco foi muito mais esse desenvolvimento da protagonista, como ela lida com a ausência da irmã e o compromisso com sua família. Algo que também é bastante abordado é sua amizade com Josh, seu vizinho e ex-namorado de sua irmã, e também a proximidade que estabelece com Peter, um de seus antigos amores.
Eu gostei do livro, a narrativa é bem fluída, os capítulos são curtos e li em pouco tempo. Mas, ao mesmo tempo, me decepcionei um pouquinho por ter imaginado algo muito diferente... Os garotos que ela amou, com exceção de Peter, praticamente não aparecem no livro e não são muito explorados. E também me irritou um pouquinho esse complexo de inferioridade que a protagonista tem por achar que Margot era perfeita e melhor do que ela em tudo, como se não fosse capaz de fazer o que a irmã fazia. Eu entendo Lara ter se sentido perdida - afinal, Margot sempre tomara o controle de tudo e agora o endosso era dela -, mas achei em muitos momentos que ela se cobrou demais pra alcançar um padrão de perfeição em algo que ainda estava aprendendo, sabe? Afinal, se a irmã mais velha também não sabia bem como exercer bem aquele papel no início e pegou o jeito com o passar dos anos, por que isso seria diferente com a protagonista?
De qualquer forma, esses detalhes que mencionei não anularam o fato de que foi uma leitura prazerosa pra mim. Um personagem que gostei bastante foi o Peter, principalmente porque a personagem principal possui uma visão meio negativa dele no início e que vai sendo refutada à medida que o conhece melhor. Além disso, gostei de como, ao final da leitura, podemos observar uma diferença brusca na forma em que Lara Jean lida com o amor. Ela sempre reprimiu tudo o que sentia por medo de simplesmente sentir, nunca revelando seus sentimentos, apenas os expressando em suas cartas. Mas, ao final, podemos notar que ela se "liberta" mais em relação a isso, se permitindo sentir e demonstrar sem receio do que acontecerá em seguida.
"Acho que agora consigo ver a diferença entre amar alguém de longe e amar de perto. [...]. O amor é assustador; ele se transforma, ele murcha. Faz parte do risco. Não quero mais ter medo. Quero ser corajosa..."

Olá, Isa.
ResponderExcluirEu amei esse livro. Li ele sem muitas expectativas e acabei amando. Acredito que os outros garotos apareçam mais nos outros volumes. Eu ainda não li eles porque fiquei com aquele medinho de não gostar tanto quanto gostei desse hehe.
Prefácio
Oi Isa,
ResponderExcluirNão tive a oportunidade de ler a obra, mas quase comprei a trilogia na semana passada quanto fui na saraiva, rs.
Preciso conhecer a escrita da autora em breve!
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com.br
OOi, adorei a resenha. Para todos os garotos que já amei, está em minha lista a muito tempo, mas ainda não consegui ler.
ResponderExcluirAcredito que a leitura seja bem gostosa de se ler.
Beijos bom final de semana
bellapagina.blogspot.com.br
Oi
ResponderExcluirainda quero ler essa trilogia, que bom que gostou e que a história não fofa tanto no romance e sim no amadurecimento dela, pelo que falou parece ser uma boa leitura.
momentocrivelli.blogspot.com.br
Oi, Isa!
ResponderExcluirEu queria muito ler esse livro, mas depois da autora ter lançado mais dois, eu desisti. Na minha concepção, essa história daria um livro só.
Beijos
Balaio de Babados
Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos
Oi Isa, tudo bem?
ResponderExcluirComprei esse livro recentemente e estou louca pra ler. =)
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Oi Isa, tudo bom?
ResponderExcluirEssa trilogia é uma das minhas favoritas dos young adults atuais. Eu gosto muito do desenvolvimento da Lara Jean exatamente por ela ser essa adolescente perdida com a vida, que ainda não entende os passos da irmã tida como 'perfeita' para a família e que certamente não entende para onde quer seguir com a própria vida.
Outros garotos que ela amou aparecem no próximo volume, mas o desenvolvimento é principalmente em cima do 'agora'. E o agora é um só <3
Ótima resenha!
Beijos,
Denise Flaibam.
www.queriaestarlendo.com.br
Esse é o primeiro livro da minha trilogia favorita da vida. Sou totalmente por ele.
ResponderExcluirAcho que a proposta da autora é realmente o amadurecimento da Lara Jean, ela precisa deixar de achar que a irmã perfeita, como você falou e precisa entender que ela também é capaz e tem que parar de ter conclusões precipitadas dos outros, como tem do Peter.
Mesmo tendo alguns pontos negativos para você, é um livro que amo do início ao fim, sem exceção. É realmente maravilhoso!
Fico feliz que tenha lido o primeiro e espero que leia os outros.
Magia é Sonhar
Oi Isa,
ResponderExcluirGosto muito dos livros da Jenny Han, uma pena ter alguns pontos que não te agradou.
Gostei ainda mais do segundo livro ♥
Bjs e um bom Domingo!
Diário dos Livros
Siga o Instagram
Oi Isa, tudo bem?
ResponderExcluirEu tenho muita vontade de conhecer essa trilogia, li um livro da autora e adorei a forma narrativa dela. Acho que mesmo com as ressalvas eu vou curtir.
Bjs, Mi
O que tem na nossa estante
Oláá! Tudo bem?
ResponderExcluirAdorei encontrar essa resenha aqui, pois estou louca para ler esse livro! E, nossa, pelo que você falou, também imaginava algo totalmente diferente.. Achei que seria ela lidando com os caras das cartas e tal.. Fiquei um pouco decepcionada até..
beeijo
https://lecaferouge.blogspot.com.br/
Oi Isa,
ResponderExcluirSempre vejo bons comentários sobre esse livro, mas a sinopse não me empolga, sabe?
Mas que bom que vc gostou da leitura, mesmo sendo algo diferente do que vc esperava.
Abraço,
Alê
Alem da Contracapa
Não deixe de participar da Promoção de Aniversário do blog, serão 23 prêmios para 12 vencedores.
Já ouvi comentários positivos e negativos desse livro. Não sei ainda se leria...
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Oi Renata.
ResponderExcluirÓtima resenha, estou louca para ler os livros dessa série (ainda mais agora que vai virar filme com a Janel Parrish no elenco), só fiquei com o pé atrás por saber que a história é diferente do que conta a sinopse, mas como vc gostou mesmo assim acho que vale a pena tentar.
abraços
http://www.auniversitaria.com
Oie
ResponderExcluirFui uma das poucas que não curtiu este livro, sei lá, a leitura não fluiu e eu acabei deixando de lado. Quem sabe um dia eu retome.
Beijinhos
https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/
Oi, Isa
ResponderExcluirEu não tenho vontade de ler esse livro. Não curto YA e a história não chama minha atenção. Que pena que você acabou se decepcionando um pouquinho, mas pelo menos não foi uma leitura totalmente perdida, né?
Eu não lerei, mas assistirei ao filme pelo menos. Hahaah
Beijos
- Tami
http://www.meuepilogo.com
Oi Isa,
ResponderExcluirAh, tenho esse livro aqui e estou protelando a leitura até conseguir comprar os outros dois kkkkk no aguardo do filme tb!
tenha uma ótima semana =D
Nana - Canto Cultzíneo
Estou viciada nessa trilogia!
ResponderExcluirAcabei de ler o segundo volume esses dias, é tudo tão fofo, os personagens são maravilhosos <3
Algumas coisas que vc ressaltou melhoram nesse segundo volume, se eu fosse vc dava uma chance ;)
Bjs
http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com
Adorei a sinceridade! Eu também imaginava que o livro fosse diferente e focasse nos tais amores em si dela. Uma pena que eles apareçam pouco, uma vez que é isso o que a maioria dos leitores esperam ao se deparar com o título e a sinopse do livro. Mas deve ser legal ver a protagonista crescendo e lidando com a distância da irmã
ResponderExcluirxx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
Oi Isa, tudo bem?
ResponderExcluirJá ouvi vários comentários positivos desse livro! Com certeza vou ler em breve!
Blog Entrelinhas
Olá, tudo bom?
ResponderExcluirFiquei feliz que tenha gostado do livro. Eu achei que o nome do livro não tem nada a ver com o que você disse. Quando li o nome do livro me remeteu logo aos romances não correspondidos e que ela já amou muito e daí vai tentando superar...
Mas de qualquer forma, sempre que tem alguma resenha desse livro, é positivo.
Beijos
5 O'clock Tea