Precisamos Falar Sobre o Kevin
Título: Precisamos falar sobre o Kevin
Autora: Lionel Schriver
Editora: Intrínseca
Páginas: 464
Ano: 2007

SINOPSE
    Eva Katchadourian na verdade nunca quis ser mãe - muito menos a mãe de um garoto que matou sete de seus colegas de escola, uma professora queridíssima, e um servente de uma escola dos subúrbios classe A de Nova York. Para falar de Kevin, 16 anos, autor desta chacina, preso em uma casa de correção de menores, a escritora Lionel Shriver arquitetou um thriller psicanalítico onde não se indaga quem matou. A trama se desenvolve por meio de cartas nas quais a mãe do assassino escreve ao pai ausente. Nelas, procura analisar os motivos da tragédia que destruiu sua vida e a de sua família.
    Dois anos depois do crime, ela visita o filho regularmente. Aterrorizada por suas lembranças, Eva faz um balanço de sua trajetória onde analisa casamento, carreira, família, maternidade e o papel do pai. Assim, constrói uma meditação sobre a maldade e discute um tabu: a ambivalência de certas mulheres diante da maternidade e sua influencia e responsabilidade na criação de um pequeno monstro.
    Ao relembrar o passado, reexamina desde o seu medo de ter um filho ao parto do bebê indócil que assustava as baby-sitters. Mostra o garoto maquiavélico que dividia para conquistar. Exibe o adolescente que deixava provas de péssima índole. "Precisamos falar sobre o Kevin" cria polêmicas ao analisar as sociedades contemporâneas que produzem assassinos mirins em série ou pitboys. Estimula discussões sobre culpa e empatia, retribuição e perdão nas relações familiares, e nos leva a debater uma questão tenebrosa: poderíamos odiar nossos filhos?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    O livro é um compilado de extensas cartas escritas por Eva, mãe de Kevin, à Franklin, pai de Kevin.
    Nessas cartas ela retoma toda sua vida, desde antes da maternidade (algo que ela não queria), até o "fatídico dia", como ela mesma diz. Constam nesses textos: memórias, afetos, desafetos, devaneios e pensamentos que ela constrói.
    Desde seu primeiro momento com Kevin, após o parto, ela deixa uma visão clara: o filho não gosta dela. E parte da história se desenrola a partir daí, onde Eva enxerga que há algo estranho com o filho, e Franklin descorda firmemente.
    Desde neném Kevin parece saber claramente o que fazer, ou pelo menos é isso que Eva quer que pensemos a partir das cartas.... Birras cronometradas, que duram até a chegada do pai, mal criações somente com a mãe, total desprezo por tudo o que Eva faz por ele, inclusive pela alimentação.
    Nessas cartas os diálogos são super detalhados, e há duas vertentes que podem ser tomadas durante a leitura:
1- Você acredita que Eva está certa, e Franklin não enxerga as oscilações do filho.
2- Eva está errada, e tenta justificar de todas as formas o por que não ama seu filho. (ou ama e não sabe?)
    Eva em muitas ocasiões trás a culpar para si. Afinal, ela foi acusada de "negligência materna" onde o tribunal julga que os erros do filho, são culpa dela.
    Em outras ocasiões ela fala que a culpa também é de Franklin que não previu e não acreditou que o filho fosse capaz de alguma maldade.
    A relação de Eva e Kevin é extremamente conflita e confusa, onde nem Eva sabe o por que de acobertar o filho em certas coisas ( talvez por não acreditar que ele fosse capaz daquilo) é uma troca de desafetos e segredos durante o livro todo.
    Ela era uma escritora. Viajava o mundo e fazia um compilado de turismo, sendo a pioneira nesse ramo. Largou tudo para "construir uma família" e se sente infeliz e culpada.
    Acha que seu casamento vai melhorar se ela tiver um filho, então chega Kevin. E futuramente, por realmente querer, engravida novamente e tem Célia ( a criança mais doce que você pode imaginar). O que ela não imaginava era que a segunda gravidez, fosse criar uma rachadura em seu casamento. Ela deixa bem claro sua preferência por Célia, e o apego da menina por ela é recíproco, então finalmente ela se sente mãe.
    As cartas envolvem ou não Kevin, mas todas seguem uma reflexão de como as coisas seriam sem ele.
    Eu li muitas resenhas sobre esse livro, e muitas pessoas se mostraram surpresas com o final... Eu achei um pouco previsível os fatos, mas a forma como acontecem é chocante.
    É, sem dúvida, uma das leituras mais difíceis que eu já fiz, tem um apelo emocional e psicológico imenso, um vocabulário extenso e chocante. A crueldade é tratada como algo comum e baixo para Kevin, ele é mais que cruel e gosta desse título.
    Se você está grávida, pensando em ter um filho, ou tem um filho pequeno: NÃO LEIA ESSE LIVRO. Ele dá margens a coisas perturbadoras de verdade.
    Se você não tem estômago para descrições de ódio: NÃO LEIA ESTE LIVRO.
    É um livro intrigante demais. Ao mesmo tempo em que eu queria ler logo para ver os acontecimentos, eu não sabia se queria continuar lendo, ás vezes achava que as páginas estavam multiplicando.
    Sabe ressada literária? Tive depois de "Precismos falar sobre Kevin", é difícil digerir a história. Mas não deixa de ser uma puta de uma história. A autora é incrível, a forma como o enredo segue é eletrizante e se você começar a ler, vai querer terminar.
    Não vi o filme para comparar.Queria ler o livro antes, mas ainda to me recuperando hahaha
    A capa é assustadora nas duas versões, o que é esse olhar do Ezra Miller? Traduz toda descrição de Eva.

Alguém já leu? O que achou? Comenta aqui, não me deixem sofrer sozinha com essa história :(









23 Comentários

  1. Olá, Luana.
    Eu não quis ler esse livro por causa dessa capa hehe. Mas agora lendo sua resenha e vendo que tem um pequeno suspense em qual é o errado da história, eu me interessei em ler. Vou deixar anotado e assim que der lerei.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu diria que não existe certo ou errado. Mas você influenciado a acreditar que exista rs
      Leia sim

      Excluir
  2. Nunca li mas já ouvi muitas pessoas comentando que é bom. Não tive muita coragem porque me parece meio pesado..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é boa, muito bem escrita, os personagens são bem detalhados. Mas sim, é bem pesado.

      Excluir
  3. Oi
    essa história parece ser muito tensa, tenho interesse em ler algum dia. Ainda não assisti o filme, mas deve ser até assustador ler e assistir sobre esse garoto.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tensa sim ! rs
      Eu ainda não vi o filme tbm, mas assim que ver, venho com um post comparando!

      Excluir
  4. Oi Luana,
    Posso te contar um segredo? Eu nunca compraria esse livro pela capa! HAHAHAHA
    Algo assim me parece obscuro e pesado... E por consequência, eu me afastaria.
    Sobre o filme? Acho que fico na mesma... Deixo para quem é fã do gênero.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Luana!
    Eu li esse livro esse mês e achei interessante o modo como ele aborda a maternidade. Todo mundo acha que é um mar de rosas, mas nem sempre é assim. Então eu acho sim válido para quem queira ter um filho algum dia.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio de aniversário do Balaio de Babados e O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, tudo bem?
      Entendo sua opinião mas não concordo muito rs... Acho que a escritora consegue traduzir um lado materno que ngm fala (relação de Eva com Kevin) e ao mesmo tempo trata a maternidade como linda (Eva com Célia), ela consegue expor os dois lados muito bem, e isso que acho legal.
      Para quem quer ter um filho algum dia, tudo bem.
      Mas se você estiver pensando em ter já ou tentando engravidar, a leitura pode ser perturbadora mesmo, melhor ler outros gêneros.

      Bjs

      Excluir
  6. Acho que eu não ia gostar muito desse livro por ser meio pesado,mas como você disse é meio suspense e faz tempo já que ando pensando em ler um assim meio suspense,porque nunca li este gênero!
    Bjss!!!

    https://pamelalindsey.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Assista o filme!!!

    Primeiro pelos atores que são FENOMENAIS!! E pela história ser tão chocante quanto este livro.

    Amei a resenha!

    Bjks

    ResponderExcluir
  8. Oie Luana =)

    Eu tenho curiosidade em ler esse livro, pois gosto de tramas mais densas. Sei que o livro possui um conteúdo pesado e que provavelmente vou ficar bem abalada com o que vou encontrar, mas ainda sim acho que é um livro com uma premissa interessante.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é um livro interessante, um dos mais que eu já li. Eu acho que pra quem não quer ficar muito "presa" e consegue ler dois livros ao mesmo tempo, uma boa dica é intercalar com um livro de história mais leve, assim sua resseca literária vai ser menos dolorida rs

      Excluir
  9. Não conhecia o livro, mas achei interessante.
    Acho que talvez fosse chocante demais para mim por ele ser tão pesado, mas fiquei bem curiosa, então se tiver a oportunidade de lê-lo, vou tentar.

    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  10. Oi, Luana!
    Esse livro está na minha wishlist faz tempo!
    Eu já li várias resenhas sobre ele e sou doida para entrar na mente deles e entender um pouco mais sobre toda essa narração perturbadora. Acho que é o tipo de livro que me prenderia até o fim.
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  11. Oi Luana, tudo bom?
    Não li o livro, mas assisti o filme e fiquei tão, mas tão perturbada por ele que acho que não enfrento essa leitura. É uma história muito pesada, e deve ser um livro interessantíssimo, mas ai que não tenho emoções pra isso de novo e_e

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Luana,
    Ainda tenho muita vontade de ler esse livro, mas minhas expectativas meio diminuiram depois que uma amiga leu e não gostou mt, relatou as dificuldades comigo haha, mas fiquei curiosa com essas partes perturbadoras. ha!

    tenha uma ótima quarta.
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  13. Oi Luana!
    Não li o livro nem vi o filme, mas tenho curiosidade. Só que também acho que vou ficar meio chocada e com raiva das pessoas, então estou dando um tempo para ler.
    Ah, eu acho o Ezra Miller um cara bonito e meio assustador ao mesmo tempo!

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pela resenha Luana! Estou ansiosa para ler Precisamos Falar Sobre Kevin! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Lu;
    Eu li este livro e simplesmente amei, apesar de toda angústia que senti durante a leitura, acredito que foi meu lado materno falando mais alto.
    Agora quero muito ver o filme, aja coração.

    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bizarro não é? Apesar de ser pesado é bom! rs É estranho pra mim gostar desse gênero hahahaha mas vale a pena demais rs
      Tamo junto pra ver o filme hahaha quem sabe eu encaro logo logo!

      Excluir
  16. Oie
    Tenho muita curiosidade por este livro, o enredo é curioso. Também quero assistir o filme, mas primeiro quero ler.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Lu!
    Eu realmente não tenho vontade de ler esse livro. Além de ser uma temática bem problematica, porque eu não sei como reagiria a conhecer um personagem como o Kevin, eu não tenho vontade de ler algo nessa nipe. É muito pesado. Eu procuro ler coisas mais leve pra relaxar :(

    Abraços
    David
    https://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

A leitura é uma porta aberta para um mundo de descobertas sem fim. - Sandro Costa

Obrigada pela visita. Sinta-se à vontade para dar sugestões, fazer críticas ou elogios!