Título: Grito
Autor: Godofredo de Oliveira Neto
Editora: Record
Páginas: 160
Ano: 2016
Avaliação: 4/5
*Exemplar cedido pelo autor para resenha. 

SINOPSE 

Construído de forma que a performance e a teatralidade ocupem um lugar central, Grito é o epílogo da octogenária Eugênia e sua relação com o jovem e ambicioso Fausto. Em 21 atos, a narrativa é marcada pelo embate entre as esferas do real e do imaginário. Godofredo de Oliveira Neto experimenta formatos e problematiza a linguagem, conduzindo a partir da perspectiva da ex-atriz de teatro uma trama que transita entre o mundo da criação e da encenação.




"Ele diz se tratar do grito que sua irmã gêmea não conseguiu dar no nascimento. Nasceu morta. Se chamaria Ifigênia de Sá Sintra. E isso liberta ele. Depois virou costume; e a cada situação profissional nova Fausto solta o grito engasgado na garganta da gêmea". 

"Grito" tem como protagonista e narradora da história Eugênia, uma ex-atriz viúva de 80 e poucos anos que tem o teatro como principal paixão de sua vida. Seu vizinho, Fausto, tem 19 anos, não consegue parar em um emprego e é tão apaixonado por teatro quanto ela; isso faz com que tenham uma conexão e, a partir desse amor que nutrem em comum, reúnem-se no apartamento de Fausto para produzir e encenar peças. Eugênia possui décadas de experiência e constantemente dá conselhos teatrais ao jovem, por quem é vista com muito carinho, perceptível na forma que a chama: "irmãzinha".

"Ele quer aprender e se preservar, acho isso muito importante. Quer vencer na arte. Para uma veterana do mundo teatral como eu, é extremamente gratificante ver um jovem buscando na arte um sentido para a vida. Queria que isso acontecesse com mais frequência no mundo de hoje". 

Eugênia, no entanto, o vê de outra forma: passa a sentir ciúmes excessivo e nutrir um sentimento de posse. Detesta as amigas que ele possui, entra com frequência em suas redes sociais e acha que é a única em sua vida. Sabe que ele possui um passado sombrio, mas sempre que o questiona, ele se recusa a revelar qualquer coisa. Algo indubitável, no entanto, é a determinação que possui em seguir seu sonho de ser ator, mesmo que a profissão não seja bem vista na sociedade.

O livro é dividido em 21 atos, que se alternam entre a narrativa da protagonista e alguns trechos do roteiro das peças teatrais que representa com Fausto ou de obras que encenou há alguns anos. E o interessante do livro é justamente isso: é uma leitura diferente, que nos permite transitar ora pelo universo de Eugênia e Fausto, ora por trechos de peças teatrais encenadas - tanto no passado, como no presente.

Se tratando do mundo dos personagens principais, o interessante é a linha tênue presente no livro entre o que é verossímil e o que não é. Não sabemos se os atos narrados partem de um delírio da personagem ou se realmente aconteceram. Além disso, há uma interação entre Eugênia e o leitor, já que faz perguntas no meio da narrativa como se expressando dúvidas que possivelmente teríamos a respeito dos acontecimentos narrados no livro.

"- De onde sai tanta análise?
De onde sai tanta análise sobre teatro? Da vida, minha filha, da vida. Décadas atuando, pensando e ouvindo gente boa em discussões sobre a arte dramática. Experiências de vida, minha filha, experiências de vida".

A leitura é cheia de referências, como a Goathe, Machado de Assis, Shakespeare e tantos outros, e se ambienta no Rio de Janeiro. Pra mim, foi uma experiência muito diferente - seja por ter como protagonista uma senhora de 80 anos, por ter uma diferença de idade tão grande entre os protagonistas, por ser estruturado como uma peça teatral ou pela história focar em apenas em dois personagens. Isso permite com que os conheçamos mais a fundo - mesmo que Fausto seja apresentado o tempo todo pela perspectiva de Eugênia e, portanto, abra margem à nossa própria interpretação.

Recomendo o livro não apenas a quem gosta de teatro, como também a quem procura uma leitura que flui de forma fácil e possui um final impactante e surpreendente.



16 Comentários

  1. Oie
    Confesso que não curto ler livros em formato de teatro, mas gosto de protagonistas mais maduros, fiquei curiosa.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse é um livro bem diferente mesmo! Tanto pela diferença de idade entre os personagens, quanto pela relação aparentemente conturbada que eles vão criando, já que esse ciúmes excessivo da Eugênia é algo um pouco estranho, e o Fausto também guarda segredos do passado que deixam o leitor em alerta. A paixão deles pelo teatro deve ser algo bonito e bacana de ver, assim como achei criativo que a história seja dividida por atos

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Parece um livro bem complexo, não sei se iria gostar.

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  4. Oi Isa! Eu ainda não li, mas uma colaboradora leu e gostou tb, parece ser bem diferente mesmo!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Isa,

    Não conhecia o livro, é no mínimo interessante, dica anotada...bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Isa.
    Não conhecia o livro, mas achei a premissa interessante e bem diferente do usual. Dica anotada.
    Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá Isa! Tudo bem?
    Nossa, não conhecia esse livro, ma adoro teatro e super me interessei.. parece ser profundo e super complexo, né? mas engraçado que me lembra a história de um filme que assisti há muito tempo e fugiu o nome agora ''/
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Isa. Que louco uma senhora de 80 anos se apaixonar por um cara de 19 e fazer disso um inferno, bem interessante. Já li uma peça então sei como são as divisões do livro em atos, o que é realmente muito diferente.
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Isa

    Gosto bastante de histórias que rompem a barreira e interagem com o autor, entretanto, o enredo como um todo não faz muito meu estilo, mas não deixo de achar o enredo interessante.

    Beijoca
    -Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Isa,
    Que livro único, né? Diferente de tudo que eu li.
    Leria pela fluidez, porque não sou muito fã de teatro.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Acho que nunca li um livro nesse formato, então seria bem interessante e diferente. Gostei muito da sua resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras / SORTEIO de vários kits de livros

    ResponderExcluir
  12. Oi
    que bom que curtiu a leitura, mas confesso que esse tipo de história não chama a minha atenção, mas parece ser interessante a mulher parece ser meio obsessiva.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, Isa!
    Não conhecia a obra e vi que ele é um tanto diferente do que costumo ler. Mas ainda assim eu fiquei intrigada com a história.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
  14. Olá! Parece ser uma leitura bem complexa porém interessante, achei bem diferente a proposta!

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá, Isa.
    Achei o enredo do livro bem interessante. E bem diferente. Eu gosto de livros em que o leitor fica nessa de não saber se o que acontece é real ou se está só na cabeça do personagem. Mas não sei se leria ele no momento.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  16. Gostei da resenha Isa. Achei a proposta do livro bem interessante. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir

A leitura é uma porta aberta para um mundo de descobertas sem fim. - Sandro Costa

Obrigada pela visita. Sinta-se à vontade para dar sugestões, fazer críticas ou elogios!