Sobre nós

Seguidores

Curta!

Instagram

Twitter

Siga por e-mail

Eu leio Brasil

Meise está lendo

Isadora está lendo

Blog Archive

Tecnologia do Blogger.

Link us

Viciadas em Livros

Arquivo do blog

16 de agosto de 2013

Como ser uma leitora compulsiva em 8 passos

Oi, gente!

Eu sempre vejo por aí pessoas que não gostam de ler e que, principalmente, têm preconceito com pessoas que leem. Quantas vezes você já foi chamado de nerd ou algo do tipo só porque é um leitor compulsivo? Eu sei que várias. Uma dessas minhas amigas que usava estereótipos hoje adora ler por incentivo meu e, no post de hoje, vou dar 8 dicas pra quem não lê e quer começar a ter esse hábito ou pra quem quer incentivar um amigo, primo, irmão, enfim ♥

P.S: Todas as fotos abaixo foram tiradas pela Melina Souza.

1. Comece por livros finos



Gente, eu acho muito engraçado ver essas pessoas que querem ter o hábito da leitura começarem a ler de cara "As Crônicas de Gelo e Fogo". Amigo, só te digo uma coisa: para, sério. A não ser que você queira ficar uns 6 meses lendo o livro, eu te aconselho a escolher outro mais fino. Eu emprestei pra minha amiga um livro de 350 páginas e ela o leu em 15 dias, então, vai depender do quanto você consegue. Se você não gosta de livros muito grossos, pode começar pegando um de cerca de 200 páginas pra depois ir avançando, caso queira.

2. Estipule metas, mas não se sinta obrigado a ler



Antes de emprestar pra minha amiga o primeiro livro que ela leria sem ser obrigada (os únicos livros que ela leu foram para a escola), eu perguntei quanto achava que ela conseguia ler por dia. Ela foi bem sincera comigo e disse que no mínimo umas 10 páginas. Então, eu fui contando de 10 em 10 páginas e colando post-its nas páginas pra ela identificar que tinha cumprido a "meta do dia". Uma dica: se você não encontrar motivação em si mesma ou não ter alguém pra te motivar, você nunca vai conseguir ler. Mas se você acha que está lendo por obrigação, isso vai se tornar algo cansativo e, dessa maneira, é melhor nem ler. Aliás, vou falar sobre isso no próximo passo! :)

3. Não tente ler mais do que você consegue!



Não importa se você consegue ler 5 páginas por dia ou 50, não fique "forçando" a leitura se você acha que não dá mais. Você está lendo um livro muito bom e ultrapassou as suas metas, surpreendendo a si mesma? Que ótimo, parabéns, sério. Mas se a leitura simplesmente não flui, e você está ali, fazendo de tudo para conseguir terminar de ler, é melhor escolher outro. E se você tem um amigo que não gosta de ler e quer incentivar a leitura à ele, não fique o obrigando a ler mais do que ele consegue. Aos poucos, você vai percebendo que está aumentando a sua leitura diária naturalmente, então, não precisa tentar mudar isso da noite pro dia.

4. Escolha bem o livro antes de começar a lê-lo!



Uma coisa que eu acho muito importante ressaltar aqui é que você deve pesquisar muito antes de ler o seu primeiro livro. Muita gente acha que não lê simplesmente porque não gosta de fazer isso, mas não é sempre assim. Uma coisa que acontece muito é uma pessoa escolher um livro sem nem procurar saber sobre ele e, depois de algum tempo, não gostar do livro e achar que ler simplesmente não é uma atividade que não foi feita pra ela. Se você ler algumas resenhas e conversar com algumas pessoas que leram, terá grandes chances de gostar do livro, sendo que já viu a opinião de alguns leitores e está preparado para enfrentar os defeitos da escrita do autor (a). E se você já adorar o primeiro livro que você leu, com certeza estará motivado para ler outros.

5. Leve o livro pra todo (ou quase todo) lugar que você for



Você quer começar a ler, mas não tem tempo pra isso? Não tem problema! Se você levar o seu livro consigo para todo lugar, você poderá ler na escola, no ponto de ônibus, na fila do banco, em qualquer lugar inusitado. E, se a leitura realmente fluir, você com certeza arranjará um tempinho do seu dia, nem que seja alguns míseros 15 minutos, para ler "só mais um capítulo".

6. Procure saber mais sobre o autor de um livro que você gostou muito


Sabe aquele livro que você leu e adorou? Tipo, aquele livro que te marcou de alguma forma. Então, você já pensou em pesquisar sobre o autor dele? Vá até o seu site oficial, veja os seus outros livros, quem sabe você não tem a oportunidade de lê-los? Essa é uma ótima forma de descobrir outras histórias, sem contar que os autores geralmente mantém o foco num só gênero, então, isso pode fazer com que você descubra o seu gênero preferido.

7. Descubra um horário para ler todos os dias



Nos primeiros dias em que começar a ler, veja qual horário você prefere ler todos os dias. De manhã? Depois do almoço? No período da tarde? Depois do jantar? Antes de dormir? Quando você descobrir em que período prefere ler, tudo vai ficar mais fácil :)

8. Encontre um local para ler



Eu acho essa dica muito importante porque muitas pessoas não conseguem ler em lugares movimentados/com barulho. A maioria das pessoas leem em seus quartos, porque realmente é um lugar onde você pode se sentir a vontade, mas se há muito barulho na sua casa, eu te aconselho a ler em outro lugar. Sabe aquele parque pertinho da sua casa que você adora? Então, já pensou em passar uma tarde lá (ou uma manhã, quem sabe?) só lendo e "aproveitando o momento"? Se está frio demais para ficar num parque, você pode ler em alguma livraria/sebo perto da sua casa. Também é uma ótima opção e você pode aumentar a sua coleção ali :)

Bom, pessoal, espero que tenham gostado das dicas! E agora, proponho um desafio pra vocês, leitores: que tal escolher um conhecido seu e emprestar um livro pra ele? Se ele gostar, continue emprestando mais livros até que ele tenha o hábito da leitura e compre os seus próprios. Mas ei, escolha com cuidado! Escolha uma pessoa que você sabe que vai tentar ler o livro e que vai cuidar bem dele, porque não quero ver gente reclamando comigo que o livro voltou deformado, hein? haha :P Ah, e comentem nesse post dizendo se vão incentivar alguém ou se vocês mesmos vão tentar! Vou adorar saber que estou os ajudando de alguma forma :)

E pra quem quiser compartilhar comigo as suas metas literárias, vocês podem me adicionar no Facebook ou no Skoob! (Se você for me adicionar no Facebook, me mande uma mensagem falando que é leitor do blog antes, porque eu não adiciono pessoas desconhecidas, exceto vocês.)

Um beijo,
Isadora.

12 comentários:

  1. Leitura é hábito, as pessoas precisam ser reeducadas para que isso aconteça. É ótimo que tenha gente que leia muito e gente interessada em ler muito, mas, com a vida corrida é cada vez mais difícil ler uma frase pela rua, quem dirá um livro inteiro.
    Eu mesma leio entre 6 a 7 livros de vez, adoro esse drama de muita leitura e pouco tempo, mas, não forço a barra de ler apressada, vou aproveitando. A intenção não é terminar o livro, mas sim entender o livro e ir fluindo com ele. Infelizmente me falta tempo para ler como eu gostaria de ler, mas, a vida pede coisas demais..
    Até +,
    Fanie.

    ResponderExcluir
  2. Ameeeeei as dicas e super concordo com elas! Sou uma leitora compulsiva e sem perceber acabei cumprindo todas as dicas que tu disse, passo a passo e estou de prova que funcionam. No começo li um livro de 400 paginas em 1 mês e meio, hoje em dia, li a saga Harry Potter em 4 dias. Nem eu mesma acreditei, li 7 livros em 4 dias!!

    E não me cansei, me viciei cada vez mais, e leio diariamente, leitura me acalma e me ajuda a pensar, amo demais ler <3

    escritasdeverao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu já fiz uma amiga minha ficar viciada em livro, já cumpri minha missão na terra haha.
    Concordo com as dicas, a maioria das pessoas falam que não gostam porque não leem os livros certos. São obrigados a tipo, ler Machado de Assis na escola o que pra quem ainda não tá acostumado a ler é chato mesmo.
    Eu tou tentando fazer isso com minha irmã, porque não admito ter uma irmã que não seja leitora compulsiva rs.

    ResponderExcluir
  4. Oie!!

    Adorei as dicas!!
    É isso mesmo, uma pessoa que vai iniciar no ramo da leitura tem que começar com livro fino, comigo foi assim...
    Eu leio em qualquer lugar, independente do barulho o que me atrapalha é se tem alguém falando muito alto.

    Ficaram lindas as fotos.

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  5. Acho que eu tenho pressionado os meus pupilos um pouco demais, vou seguir as dicas e ver o que acontece ;)

    catando-coisas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. De nerd nunca fui chamada (pelo menos, não cara a cara... humf!), mas muitos me falam ''cê é loca!'' HAHAHAHA Se for pra ser louca assim, que seja! ;)
    Adorei as dicas. A primeira, acredito que seja uma ótima forma de começar e não há desculpas para não ler um livro fino.
    Levo minhas leituras atual para a maioria dos lugares que vou. Só não os levo quando tenho certeza que não pararei para ler.
    As fotos estão demais!

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante das dicas, como é citado, tem mesmo que analisar o livro que irá ler, para que você não precise abandona-lo.

    ResponderExcluir
  8. Oi meninas! Quanto tempo! xD Veja a Tag que tem pra vocês lá no meu Blog! http://calar-te-ei.blogspot.com.br/2013/08/conhecendo-o-blog.html Assim que visitá-lo, comente! Mil beijos <3

    ResponderExcluir
  9. Gostei das dicas, eu conheço muita gente que não gosta muito de ler mas eu não sabia bem como aconselhar eles nesse início de jornada, mas agora já peguei as dicas. E também vou começar a usar algumas delas! Valeu.

    as1001paginas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Pra nós que gostamos de ler é até estranho alguém precisar de dicas, métodos e rotina pra adquirir o hábito, né?!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  11. Eu sempre amei ler, então nunca passei por esse tipo de coisa, mas já despertei o interesse pela leitura para várias pessoas. Eu mesma que escolhia os livros pras minhas amigas lerem, assim eu poderia dar um BOM livro com a certeza que elas iriam querer terminar. Acho ótimo isso de repassar o gosto da leitura, afinal vivemos em um Brasil que pouco se lê, mas muito se critica.
    Beijos

    http://desfocandoideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Uma dica melhor que a outra =)
    Eu amo ler e isto é um grande hábito, leio todos os dias nem que seja poucas páginas. Sempre leio dois livros ao mesmo tempo um físico e um e-book, acho melhor para gravar e ter mais atenção na leitura. E não estipulo metas de leitura, gosto de ler ao meu tempo. Mas amei demais seu post.
    Mil beijuos

    ResponderExcluir

A leitura é uma porta aberta para um mundo de descobertas sem fim. - Sandro Costa

Obrigada pela visita. Sinta-se a vontade para dar sugestões, fazer críticas ou elogios!