Oi!
Acho que todo Bookaholic já teve o sonho maluco de abrir um sebo, né? Eu mesma tenho há muito tempo e vou transformar esse sonho em realidade daqui há alguns anos. Tenho que confessar que sou doida por sebos - quero trabalhar em um e, quando conseguir dinheiro o bastante, quero construir um também. Por isso, estava pesquisando como é essa coisa da construção e tudo o mais, quando achei uma postagem INCRÍVEL e lembrei na hora de compartilhar tudo aqui.
Eu encontrei o post no blog da Estante Virtual, então já vou avisando que não fui eu que escrevi o texto. Eu irei dar minhas dicas apenas no final.
Enfim, vamos lá!
Sebo, lugar de livros arrumados
Hoje, livreiros de todo o mundo têm comprovado que a estrutura de uma loja de livros seminovos e usados não exige sofisticação, mas requer uma boa organização para que o cliente encontre com rapidez o que procura. “Essa associação foi nossa principal preocupação desde o início. Por isso, investimos em decoração, pinturas, pôsteres, banners, quadros e até mesmo figuras de ação em miniaturas. A ideia era criar um novo conceito de sebo: inovador e organizado”, afirma Pietro. Léa também aposta na nova “cara” dos sebos. “Independentemente de se trabalhar com livros seminovos e usados, manter o ambiente limpo e arrumado é fundamental para tornar o ambiente atraente, agradável e reter o leitor mais tempo na loja”.
Para manter tudo organizado, Pietro investe na categorização das estantes. “Disponho os livros e os DVD’s em ordem alfabética separados por categorias. Já os CD’s e LP’s ficam em uma bancada classificados por gênero. Além disso, é fundamental ter tudo cadastrado em um sistema informatizado, pois agiliza a busca por títulos e ainda aumenta o controle de tudo que entra e sai no estoque da loja”, conta o livreiro. Também é preciso deixar o caminho livre para a passagem dos clientes e investir no som ambiente. “É sempre legal deixar um LP rolando na vitrola. Além de divertido, chama a atenção das pessoas que passam na rua”, revela Pietro.
Outra boa dica para criar um diferencial estratégico e competitivo é manter espaços para os clientes na loja. Uma mesa com cadeira é uma solução simples e que pode acomodar bem o leitor e fazer com que ele permaneça mais tempo no sebo. A criação de outros espaços para exposições e mostras culturais também pode ser considerado. De acordo com o Sebrae, para uma estrutura mínima de venda de dois mil itens, estima-se ser necessária uma área de 50m².
Excelência no atendimento
Elencado pelos livreiros como o diferencial mais importante está o atendimento. Resultado de um relacionamento de longo prazo com o cliente, o atendimento é o que, na maioria das vezes, gera a indicação de novos clientes. “Quando o livreiro tem um conhecimento amplo sobre leitura e uma conversa agradável, os clientes voltam”, garante Léa. Para Pietro, o importante é não ser invasivo e deixar o cliente à vontade. “Oito em 10 pessoas não curtem serem abordadas pelos vendedores com perguntas clichês do tipo: ‘posso ajudar’. Então, sempre procuro deixar o cliente à vontade para fazer as perguntas que quiser, folhear livros e até trocar a música que está tocando na loja. Tudo isso para que ele se sinta acolhido”, argumenta o livreiro.
Amor pela profissão
Mas para investir no comércio de livros seminovos e usados, Léa afirma que o quesito básico é o amor pelos livros. “Para empreender nessa área é preciso gostar da leitura ou do objeto livro. Conheci livreiros que não são grandes leitores mas amam os livros pelo que eles podem oferecer às pessoas”, argumenta ela que acredita que a experiência no ramo é algo que se adquire com o tempo. “Como é impossível ler todos os livros da sua loja, é importante ler o maior número possível de contracapas, prefácios e juntar todas as informações capazes de auxiliar os mais variados clientes. O restante é conseqüência do tempo”.
Para Pietro, a ousadia preenche o perfil de um empreendedor no ramo de sebos e livrarias. “Ter ousadia, visão estratégica e de mercado, dinamismo e criatividade são fundamentais para um empreendimento de sucesso”. Mas ele é cauteloso: “além disso, é preciso se ter em mente que não se atinge o sucesso sem trabalho árduo, sem superar barreiras e sem errar algumas vezes. Manter sempre o pensamento positivo ajuda, mas não basta só isso. Você realmente tem que conhecer o ramo do negócio”.
Se você tem outras dicas para quem vai abrir um sebo, não deixe de compartilhá-las comentando este post.
É importante lembrar que, para as pessoas que amam música, podem apostar na venda de CD's e LP's. Aqui na minha cidade tem cerca de 3 sebos, um em cada esquina hahaha e eles ficam "disputando". Já fui em todos, mas tem um o qual eu me apaixonei: o Sebo Cultural. Lá o ambiente é super agradável, e eu consegui várias dicas só observando a decoração.
Se você for vender e/ou trocar CD'S, pode colocar fotos de algumas bandas nas paredes, como The Beatles e The Rolling Stones. Pode colocar uma música também, mas algo calmo: vale lembrar que tem pessoas que estão lendo, então não coloque nada muito alto, só uma música para acalmar o local.
Reserve uma parte do sebo para colocar alguns sofás e puffs, para o pessoal que se sente meio desconfortável nas mesas.
Enfim, não sei vocês, mas quando eu e a Renata montarmos nosso próprio sebo (só porque somos loucas por isso) vamos colocar todas essas coisas e muitas mais. Mas não basta ter só uma decoração ótima: Procure saber do que o cliente gosta e, se ele quiser, ajude-o a procurar livros do gênero que ele prefere. Deixe-o a vontade, o trate com educação e respeito, e, acima de tudo, seja simpático. Se você realmente tem amor pela sua profissão, nada mais importa, porque você vai fazer tudo aquilo que ama com paixão e dedicação. E, a partir desse ponto, você tem tudo para formar um sebo de sucesso.
Um beijo,
Isadora.
Eu não posso fazer isso, ia me dar prejuízo :/
ResponderExcluirMas estava pensando em algo até um pouco mais audacioso...enfim...Gostei muito da postagem, dá pra ter uma idéia mais concreta do que fazer.
Sebos tem um cheirinho muito bom, apenas sz