Título: A sombra do vento
Autor: Carlos Ruiz Záfon
Editora: Suma das Letras
Páginas: 400
Ano: 2001

A Sombra do VentoSINOPSE
    Numa madrugada de 1945, em Barcelona, Daniel Sempere é levado por seu pai a um misterioso lugar no coração do centro histórico: o Cemitério dos Livros Esquecidos. Lá, o menino encontra A Sombra do Vento, livro maldito que mudará o rumo de sua vida e o arrastará para um labirinto de aventuras repleto de segredos e intrigas enterrados na alma obscura da cidade, A busca por pistas do desaparecido autor do livro que o fascina transformará Daniel em um homem ao iniciá-lo no mundo do amor, do sexo e da literatura.
    Numa narrativa de ritmo eletrizante que mistura gêneros como o romance de aventuras de Alexandre Dumas, a novela gótica de Edgar Allan Poe e os folhetins amorosos de Victor Hugo, Carlos Ruiz Zafón mantém o leitor em estado de contínuo suspense. Ambientada na Espanha franquista da primeira metade do século XX, entre os últimos raios de luz do modernismo e as trevas do pós-guerra, A Sombra do Vento é uma obra sedutora, comovente e impossível de largar. Uma grandiosa homenagem ao poder místico dos livros.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Li esse livro há algum tempo e confesso que adorei. É um romance que acontece em Barcelona num período pós-guerra e ao longo do livro o autor passa do presente para o passado. 
   Daniel Sempere está completando 11 anos, e seu pai, triste pelo fato de o garoto não recordar o rosto de sua mãe, resolve mostrar-lhe um lugar fantasmagórico, no coração do centro da cidade: o Cemitério dos Livros Esquecidos. É lá que Daniel encontra um exemplar do livro A Sombra do Vento, de Julián Carax. O garoto fica obcecado pelo livro e é aí que ele resolve procurar outros livros desse autor, porém ele descobre que alguém vem queimando sistematicamente todos os livros que o autor escreveu. Na verdade, o exemplar que Daniel tem nas mãos pode ser o último exemplar da obra de Carax. Daniel logo irá entender que, se não descobrir a verdade sobre Julián Carax ele e aqueles que ama poderão ter um destino terrível.
  Durante a história acontecem coisas incríveis (e que infelizmente eu não poderei contar, se não perde a graça, né?!).
O tema quase central do livro é: Livros. Isso mesmo. E ah, o pai de Daniel é dono de um sebo! E ao longo do livro podemos acompanhar o crescimento do garoto e suas descobertas. Vejam um trecho do livro:

“Cada livro, cada volume que você vê, tem alma. A alma de quem o escreveu, e a alma dos que o leram, que viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos pelas suas páginas, seu espírito cresce e se fortalece.”

Classificação:




Um beijo,
Renata.


4 Comentários

  1. Everу single participant obѕеrved benеfits
    all through the evaluation.

    Visit mу homepage - web link

    ResponderExcluir
  2. Hey! Thіs is my 1st cоmmеnt here so I just wаnted tο give а quick shout οut and tell you I genuinely еnϳoy гeadіng your articles.
    Can you ѕuggest аny othеr blogs/websites/fоrums that go оver thе ѕamе subјects?
    Apρrecіatе it!

    mу webpage ... http://Thaynes.org/moodle/user/view.php?id=3246&course=1

    ResponderExcluir
  3. É um dos melhores livros no estilo thriller que eu já li!! É muito interessante do começo ao fim. Além disso, umas partes dão medo kkk

    ResponderExcluir
  4. Eu amo esse livro! E quem não queria ir ao Cemiterio dos livros esquecidos? Eu adoraria! Adorei a resenha e deu saudade do Daniel e vontade de reler... Vc já leu O Jogo do Anjo? eu ainda não, mas estou querendo ler ano que vem. Seguindo e curtindo! Beijos!
    www.viagensinterliterariasalua.blogspot.com.br
    www.literaturaesquizofrenica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

A leitura é uma porta aberta para um mundo de descobertas sem fim. - Sandro Costa

Obrigada pela visita. Sinta-se à vontade para dar sugestões, fazer críticas ou elogios!