Imagem relacionadaHey pessoas! Como vocês estão?
Pra quem já acompanha o blog, sabe que meu livro nacional preferido da vida é: Dom Casmurro.
Tenho duas edições e está na minha lista de desejados uma edição ilustrada.
A primeira vez que li, acho que devia ter uns 12 ou 13 anos, e não achei nada demais. Sabe aquelas leituras obrigatórias da escola? Foi isso.
Então quando tinha uns 16 anos, vi o filme: Memórias póstumas de Brás Cubas. Decidi ler o livro que deu origem ao filme (com a melhor dedicatória de todos os tempos) e decidi reler Dom Casmurro. Foi amor a segunda lida. Me apaixonei por Capitu (talvez mais do que Bentinho) e Machado de Assis passou a ocupar o topo da lista de compra de livros.
Antes que alguém pergunte: Não. Eu não vi a adaptação em forma de série que passou há alguns anos. Tenho vontade, mas não o suficiente haha
Eu sou bem suspeita para falar mas...
Vamos a resenha!



Informações técnicas:
Uma das minhas versões é essa AQUI. Sendo de brochura, com 400 páginas.
Existem dezenas de versões: clássicos, de bolso, brochura, ilustrado, em quadrinhos... Dá pra encontrar a partir de R$5,00 até R$60,00 dependendo da edição.
A fonte dessa versão é boa. Não é a melhor (na minha opinião, poderia ser um pouquinho maior) mas dá pra ler numa boa, sem problemas. Por ser 400 páginas, é um pouco difícil abrir o livro, se fosse um pouco maior, talvez não ficasse com aquelas marcas na lombada, sabem?

Resultado de imagem para dom casmurro cia das letras

Sinopse:
 "Poucos romances examinam com tanta sutileza as artimanhas do ciúme como Dom Casmurro. Publicado em 1899, o livro permanece ainda hoje como um dos mais fascinantes estudos da traição. Aliás, como o leitor mais atento perceberá, são supostamente duas: a de Capitu, exposta pelo marido Bentinho, e a própria narrativa sobre como Bentinho modifica os fatos para corroborar suas suspeitas matrimoniais. Tudo isso é narrado com graça e inteligência num romance que jamais parece esgotar suas possibilidades de leitura. Críticos como Roberto Schwarz e Susan Sontag consideram a obra de Machado como um dos momentos mais altos da prosa ocidental do final do século XIX."

A história toda é uma lembrança de Bentinho, acerca de sua vida.
Ele cresce em uma casa, cuja vizinha é Capitu. E a história se desenrola a partir dai.
Dona Glória, mãe de Bentinho, faz uma promessa sobre o menino ser padre, e passa a vida preocupada sobre como e quando vai cumprir tal promessa. Pois, a amizade de Bentinho e Capitu, deixava ela com medo. Sendo sempre apoiada por José Dias, o agregado da família (que muda de ideia, conforme suas necessidades).
Logo cedo, através da narração, Bentinho deixa claro que Capitu o provoca, deixando ele pentear suas tranças e dando-lhe um beijo, tentando se encontrar com ele escondida.
Conforme vai crescendo, além de se apaixonar por Capitu, Bentinho vê que não nasceu "para usar a batina" e criam-se planos para que ele não siga a vida religiosa.
José Dias vê nisso, uma oportunidade de viajar para a Europa, com a desculpa de acompanhar Bentinho nos estudos. Então eles planejam: Bentinho vai ao seminário, se torna amigo de Escobar e depois de um tempo, diz que não quer seguir a vida religiosa. Enquanto isso José Dias, vai tentando convencer Dona Glória, que seguir na área de Direito é tão nobre quando a religião.
Bentinho se forma e se casa com Capitu, e a melhor amiga dela, Sancha, se casa com Escobar (melhor amigo de Bentinho)
A história tem uma reviravolta quando Escobar morre afogado. Durante o enterro, Bentinho percebe, que Capitu demonstra uma tristeza muito grande por um amigo. E começa a desconfiar dela, encontrando até mesmo, semelhanças entre seu filho e seu falecido amigo.
Bentinho decide se separar, e envia a mulher e o filho para a Europa. E se torna um homem recluso e solitário.
Durante a narração, Bentinho nos fazer acreditar que Capitu o traiu, relembrando fatos antigos. Porém, Capitu nega, e o leitor fica na eterna dúvida: Houve ou não traição?



Resultado de imagem para dom casmurro olhos de cigana


E você, já leu? Pretende ler? Comenta aqui =)




30 Comentários

  1. Oie, tudo bem??

    Menina, você deu um baita de um spoiler do Escobar hahaha Eu assisti ao seriado e isso que me deixou curiosa sobre o autor. Engraçado que só esse ano fui ler essa obra dele. Achei maravilhosa! Fiz um post com os quotes que gostei. Nossa, eles são maravilhosos tbm *.* Beijos,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, bem e vc?
      Poooxa spoiler? hahah não é não... É a mesma coisa que dizer que é Spoiler eu dizer que o Valdemort morre né hahahaha É um clássico, a maioria já foi "obrigado" a ler na escola, ou já leu aquelas resumos que contam tudo nos mínimos detalhes rs

      Excluir
  2. Olá Luana!
    Esse é sem dúvidas um dos meus clássicos preferidos que li na época da escola ♥
    Gostei muito da sua resenha e acredita que me deu vontade de reler?
    Adorei, beijos!

    Books & Impressions

    ResponderExcluir
  3. Oi Luana, tudo bem?
    Nunca li esse livro, mas já acho o Bentinho um chato.
    Que homem desconfiado, gente! :P
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, bem e vc?
      hahaha ele é meio chatinho mesmo. Capitu é uma personagem mais legal :P

      Excluir
  4. Oi Luana,
    Dom Casmurro foi um dos primeiros livros que li também. Gosto da trama, mas ele não chega a ser um dos meus livros favoritos.

    *bye*
    Marla Almeida
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/







    ResponderExcluir
  5. Olá!! Tudo bem??
    Acredita que nunca li?? Mas vendo você falar assim, fico com muita vontade! Eu sei que, um dia, preciso ler esse livro! E eu ameeei memórias póstumas de brás cubas, realmente a dedicatória é a melhor do mundo hahaha
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, como assim nunca leu? rsrs é uma história que sem sombra de dúvida vale a pena! Memórias Póstumas também é maravilhoso.

      Excluir
  6. Mas e você? Acha que houve traição? Haha.
    Eu tenho um exemplar de Dom Casmurro na minha prateleira de livros, porém, apesar de ter um desejo imenso em ler eu nunca fiz isso, por que a versão tem uma edição muito ruim, as letras são muito miúdas e sem espaçamento. Mas ainda quero comprar outro exemplar, um pouco mais fácil de ler pra enfim, matar minha curiosidade e tirar minhas próprias conclusões se houve ou não uma traição, kk.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda vez que leio tenho uma opinião diferente hahaha Em sebos tem exemplares ótimos! É bom ler por si, por que tem muitos, muitos capítulos, que Bentinho vai construindo suas idéias, e cada um interpreta diferente.

      Excluir
  7. Oi! É um livro que quero ler, achei interessante o autor deixar esse final em aberto, onde qualquer leitor pode tirar suas próprias conclusões. Bjos <3

    Click Literário

    ResponderExcluir
  8. Oi
    ei nunca li, mas ainda tenho vontade de ler esses livros clássicos sem ser por obrigações, era mais fácil procurar o resumo.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, sem dúvida, li o resumo antes do livro tbm! rs
      Mas tentar ler sim :)

      Excluir
  9. Você não resenhou o livro de forma alguma! Simplesmente contou toda a história com suas palavras dando, inclusive, MUITO spoiler. Espero que pessoas que ainda não leram o livro mas querem ler não vejam esse post, porque vai perder toda a graça da leitura delas. Você precisa rever sua forma de fazer "resenhas".

    E ah, Capitu não nega em nenhum momento a traição, mas também não confirma.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro tem 148 capítulos, impossível contar "toda a história"... Particularmente não considero spoiler, todo livro de literatura já trás a maioria dessas informações, pois, se trata de um clássico brasileiro, uma história que já até virou série... É um livro extremamente complexo, acho bem difícil "perder" a graça...
      Mas mesmo assim, obrigada pela opinião!

      Excluir
  10. Amei conhecer esses livros mais a fundo, mesmo sendo clássicos e já tendo ouvido falar, nunca peguei para ler! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Luana! Que maravilha você gostar tanto de uma obra nacional! E shame on me por nunca ter lido, vontade é o que não me falta, mas sabe aquele livro que sempre fica pra depois? Pois é.

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, devo dizer que não sou a maior leitora de obras nacionais rs Mas eu tenho incluir nas minhas leituras, é sempre bom conhecer e valorizar, a gente tem tanta coisa boa! Sei bem como é o livro que sempre fica pra depois rs
      Mas uma hora chega e você lê. rs

      Excluir
  12. Eu li Dom Casmurro em 2015 por causa da escola também e olha, se tornou o meu livro clássico favorito! Eu adoro a Capitu e acho o Bentinho louco e possessivo HAHA sou do team que acredita que ela não traiu e adoro toda essa discussão acerca do livro.
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha entendo você sabia?
      Logo no começo ele justifica como ganhou o "apelido" Dom Casmurro, acho que ali, ele mesmo tenta justificar suas paranóias! rs Mas é um dos livros que eu mais gosto de ver a opinião das pessoas, por que é um livro que desperta muitas opiniões diferentes e dá margem a inúmeras interpretações!

      Excluir
  13. Oie
    Eu li este livro quando estava na escola e eu lembro que eu curti muito, tenho vontade de reler.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, Luana.
    Por ser um dos livros obrigatórios na época da escola eu não me interessei em ler. E só sei sobre o livro por causa dessa coisa da traição ou não da Capitu hehe. Mas tenho vontade de ler ele, vejo tantos elogios. E que legal que gosta tanto a ponto de ter mais de uma edição hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  15. Oi Lu,

    Dom Casmurro eu não li, comecei Memórias Póstumas de Brás Cubas, mas na época não consegui finalizar, espero pegar mais livro do autor para ler.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  16. Oi Luana! Que bacana ver uma resenha de um clássico nacional <3 Eu não saberia dizer qual meu preferido, mas Machado de Assis com certeza é o autor nacional que mais gosto! Dom Casmurro é muito bom!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  17. Adorei a resenha! Esse livro é um clássico né, mas acredita que eu nunca o li? Shame on me! Eu vi algumas partes da adaptação em série, e gostei das cenas que assisti. Só acho péssimo livros e filmes que deixam algo na dúvida, porque sou muito curiosa hahahaha. O número de páginas e a linguagem do livro me intimidam um pouco, mas é uma meta de leitura que possuo. Espero poder ler em breve :D

    Com amor,
    Steph • Não é Berlim

    ResponderExcluir
  18. OOi, lembro desse livro na época da escola, mas confesso que não é meu gênero favorito.
    Beijos boa semana
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Esse livro é um dos meus favoritos nacionais também!
    Li na escola e o professor fez um debate sobre o livro, foi bem legal.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir

A leitura é uma porta aberta para um mundo de descobertas sem fim. - Sandro Costa

Obrigada pela visita. Sinta-se à vontade para dar sugestões, fazer críticas ou elogios!