Olá, pessoal! 

Como acredito que alguns lembrem, em 2013 o Viciadas em Livros fez um Amigo Secreto Literário que deu supercerto (clique aqui para saber mais) e, em virtude disso, resolvemos fazê-lo novamente! Nesse post vocês poderão saber como vai funcionar e como você pode se inscrever na brincadeira. Pedimos que vocês leiam o post até o final e certiquem-se de entenderam tudo certinho antes da inscrição.


Apenas blogueiros poderão participar do Amigo Secreto; optamos por essa restrição para que possamos conhecer um pouco mais dos participantes através de seus blogs e certificar-nos de que realmente são confiáveis.

- A equipe do Viciadas em Livros também participará (isso inclui eu, a Meise e nossas colaboradoras, Luana e Camille). 

-As inscrições terminam às 23h59 do dia 23/10. Não adianta fazer sua inscrição depois desse prazo, pois ela não será válida! 

- Você deverá listar 3 livros que gostaria de ganhar do seu amigo. Cada um deles pode custar, no máximo, R$ 30,00. 

- Os blogs selecionados serão avisados por e-mail dia 30/10, e deverão responder, no máximo, até o dia 06/11. Os participantes que não responderem estarão desclassificados automaticamente (avisaremos a pessoa caso isso aconteça). O sorteio será feito através do site Sorteio Amigo Secreto no dia 13/11. Já testamos e funcionou certinho: os e-mails de todos os participantes serão inseridos, o site faz o sorteio e, automaticamente, manda e-mail a cada um notificando quem a pessoa tirou. No dia em que o sorteio for realizado, mandaremos mensagem a todos os participantes certificando-nos de que receberam o e-mail e estão cientes de quem tiraram.

- O envio do livro deverá ser feito, NO MÁXIMO, até o dia 15/12.

F.A.Q 

"O livro tem que ser comprado através da Internet ou eu posso comprar em alguma livraria física?" 
Você pode comprar o livro onde quiser. Mas para facilitar a vida do seu amigo secreto, na hora de preencher o formulário coloque onde você viu o livro com o preço estipulado na brincadeira.


Exemplo: - Livro #1 - Custa 26,90 nas Americanas.
- Livro #2 - Custa R$ 25,00 na Saraiva.
- Livro #3 - Custa R$ 29,90 na Amazon.

"Eu tenho em casa um dos três livros que o meu amigo secreto quer ganhar! Eu posso enviar o livro que eu tenho pra ele ou então comprar em um sebo?"
Não! O livro deve ser novo. Caso você tenha em casa algum dos três livros que o seu amigo escolheu, não importa! Nada de sebos ou afins, é livro novo!

"Como eu vou saber se o meu amigo vai MESMO comprar o livro?"
Nós temos que contar com a boa fé de cada um. Porém, acho muito difícil alguém não querer enviar o livro. Tenho certeza que todos aqui são pessoas boas e vão respeitar as regras. Mesmo que alguém haja de má fé pra querer se aproveitar, vamos selecionar os participantes.

"Eu acabei comprando um dos três livros que eu escolhi ganhar do meu amigo, tem como trocar uma opção?"
Desde que o seu amigo ainda não tenha comprado o seu livro, tem sim! É só nos mandar um e-mail avisando a respeito das modificações. 

"Qual será o critério utilizado na hora da seleção dos blogs?"
Qualidade dos posts, além da escrita. Não analisaremos o layout, o número de seguidores, visualizações ou qualquer outra coisa do gênero. 

"Eu não tenho o meu próprio blog mas eu colaboro em um, posso participar mesmo assim?"
É claro! Afinal, você também é uma blogueiro (a), certo? Se você colabora em um blog e quer participar, é só falar que é colaborador (a) do lado do link do blog, na hora de preencher o formulário.

"Como e quando o resultado será divulgado?"
Depois de cada um receber o seu livro, vamos pedir a todos os participantes para tirarem uma foto do livro e publicarem no grupo do Facebook que criaremos só para os participantes do Amigo Secreto. Caso o participante não queira tirar a foto, tudo bem também! Não é obrigatório. 

"Vocês vão selecionar um certo número de participantes ou isso vai depender da quantidade de inscrições?"
A intenção é selecionar até 20 participantes. Contando comigo, com a Meise, a Camille e a Luana, vamos ficar, no máximo, entre 24 participantes.

"Eu posso comprar o livro na internet e escolher enviar diretamente ao endereço do meu Amigo Secreto?"
Você pode, sim! Fica com um preço melhor se você colocar o endereço do seu amigo secreto na hora da compra. No entanto, há pessoas que gostam de enviar coisas a mais (como uma dedicatória, marcadores, bottons, esse tipo de coisa), mas aí é da sua preferência.


"Como a interação com os outros participantes será feita?"

Assim que todos os participantes forem selecionados, dois grupos serão criados: um no Facebook e outro no Whatsapp. O do Facebook será mais por uma questão de organização (para que os participantes possam acompanhar melhor o resultado do Amigo Secreto através das publicações), e o do Whatsapp será para que possam conversar e se conhecer melhor. Caso o participante não queira fornecer seu número para entrar no grupo do Whatsapp, não tem problema! Não é obrigatório.

"Após eu saber quem tirei, como saberei os dados do meu amigo e o livro que ele gostaria de receber?"
Deixaremos essas informações em um PDF que fixaremos no grupo do Facebook; basta pesquisar o nome do seu amigo e conferir as especificações que ele deixou (livros que escolheu na hora da inscrição, se gostaria ou não de dedicatórias...)

"Eu gostaria de escrever uma dedicatória para o meu amigo secreto, mas não sei se ele gosta que escrevam no livro dele. O que eu faço?"
O participante dirá no formulário que consta no fim do post se gosta ou não que escrevam dedicatórias (ou se prefere algum recadinho em post-its ou bilhetes).
Lembrete: Não é obrigatório escrever dedicatórias ao seu amigo! Estamos fazendo isso apenas para evitar problemas mais tarde. Queremos que a brincadeira seja agradável a todos vocês e estamos tomando algumas medidas, mas isso não quer dizer que você precise escrever algo pro seu amigo.

Preenchendo o formulário abaixo você se compromete a seguir as regras do Amigo Secreto. Se você acha que não vai conseguir enviar o livro dentro do prazo estipulado ou não tem certeza se quer realmente participar da brincadeira, não participe, pois o cumprimento das regras é muito importante para que tudo dê certo. Esperamos que todos os participantes possam se divertir, fazer amizades e aproveitar ao máximo!



EDITADO: Pra quem se inscreveu no Amigo Secreto Literário ou pra quem não pode participar mas gostaria de ajudar a divulgar, vocês podem colocar o banner abaixo na lateral de seus blogs, com link direto para esse post. Isso ajudaria muito na divulgação, gente!  




25 Comentários

  1. Oi, Isa

    Que ideia bacana!! Eu só não participo porque já estou comprometida com dois amigos secretos literários, mais um seria demais pra meu orçamento! hahahahah
    Mas espero que muita gente participe! \õ/

    Beijo
    - Tami
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  2. Que bacana a ideia do Amigo secreto!! Adorei, uma ótima forma de unir mais os blogueiros. Uma pena que no momento to sem condições de participar, tanto por estar totalmente sem tempo como sem dinheiro também hahaha mas gostei mesmo, no próximo amigo secreto literário pode ter certeza que participarei!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi! Que bacana, já vou participar de um,quem sabe no próximo. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  4. Adorei a ideia do amigo secreto.
    Eu não tenho tantos amigos leitores e uma amiga (uma das únicas que é leitora) juntou eu e mais alguns amigos dela e fizemos um amigo literário fora de época, mais ou menos em fevereiro porque alguns deles iam embora. Foi muito maravilhoso.
    Adorei a sua ideia. Tenho certeza de que será ótimo!
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  5. Oi, Isa!
    Adorei essa ideia! Eu só não vou participar esse ano, porque estou super enrolada com o TCC e vai cair bem na época de entrega e banca... Então já viu! Tenho medo de me comprometer e não conseguir enviar o livro.
    Se vocês fizerem ano que vem, pode ter certeza que vou me inscrever :)
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  6. Amigo secreto me trás tantas lembranças boas, amei sua iniciativa! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  7. Oi meninas,
    Amei a ideia do amigo secreto, acho que nesses anos nunca cheguei a participar de nenhum. E agora que vejo um convite, não posso participar porque estou desempregada. Mas, quero ver o post da troca, ein?

    tenha uma ótima quarta :D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  8. Olá, Isa.
    Eu acho essa ideia muito legal. Já participei de amigos secretos onlines e gostei bastante do que ganhei. Mas infelizmente não irei participar. Como vou fazer uma cirurgia da vesícula e não tenho ideia da data, não posso me comprometer hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Olá Isa e Re!

    Muito legal essa ideia! A Irene já participou de alguns, vou falar com ela pra ver se tem interesse. Eu no momento não estou podendo participar por questões pessoais.

    Beijos meninas!

    Vivian

    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
  10. Oi Isa, tudo bom?
    Ahhhhhhhh me inscrevi. Amo/sou amigo secreto e apesar de estar na pindaíba, sempre vale a pena participar de coisas assim pra interagir <3
    Adorei a iniciativa.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oie
    Gostei muito da ideia sempre quis participar, quero sim. Vou me inscrever.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi! Que ideia legal, gostei,mandei minha inscrição. :)

    Bjs!

    www.linguafeminina.com.br

    ResponderExcluir
  13. Gente, que legal! Eu definitivamente adorei a ideia e claro, vou participar. Tomara que dê tudo certo :)
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com/

    ResponderExcluir
  14. Bacana! Não vou participar por que evito já faz um bom tempo amigos secretos, kk.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi
    achei bem legal a ideia, li um pouco das regras, na hora que tiver tempo eu leio o resto e penso se participo.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. OOi adorei essa ideia do amigo secreto, sou meia receosa com essas brincadeiras haha. Vou ver se participo.
    Beijos bom final de semana
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Que ideia maravilhosa! Acho muito legal esse tipo de interação, serve pra aproximar os bloggers, né? Eu não vou poder participar, mas espero que dê certo e já tô esperando o post dos presentes!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  18. Olá, meninas!! Adorei a ideia de vocês, gostaria muito de participar, pena que não posso me comprometer, sempre haverá um imprevisto. Super bacana, vou divulgar.

    sinopsedoslivrosjenni.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Gostei do projeto Renata. Achei o amigo secreto bem bacana e vou tentar participar. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  20. Adorei essa ideia.
    Eu vou casar no final do ano, então estarei viajando na época, infelizmente.óxima
    Mas já ficarei de olho na próxima.

    Quer ganhar 2 livros a sua escolha? Então acesse o Blog para saber como ganhar.

    http://www.revelandosentimentos.com.br

    Abraços,

    Naty

    ResponderExcluir
  21. Adorei essa ideia, já me inscrevi, difícil foi escolher os livros hahaha

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oie!

    Vou tentar participar!

    Abraços...

    http://submundosliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi, Isa!
    Que projeto mais legal!
    Vou tentar participar, espero ser escolhida!
    Um abraço,
    Drica.

    ResponderExcluir

A leitura é uma porta aberta para um mundo de descobertas sem fim. - Sandro Costa

Obrigada pela visita. Sinta-se à vontade para dar sugestões, fazer críticas ou elogios!