Título: O que nós fizemos?
Autor: Ton R. Joseph
Número de páginas: 15
Gênero: Thriller
Avaliação: 4/5

Essa resenha contém spoilers. 

"O que nós fizemos?" é um conto que recebi de parceria com o autor Ton R. Joseph. É narrado em terceira pessoa, e tem como protagonistas três irmãos: Cristina e Rafael, que são homossexuais, e Miguel, que é transexual. A história se passa durante uma viagem realizada pelos três à casa de praia da família, e Miguel conta com a ajuda de seus irmãos ao organizar uma surpresa para o aniversário de casamento com seu marido. A viagem, entretanto, não sai como planejada: ao se deparar com duas garotas do lado de fora da casa em que estavam, Miguel estranha vê-las no meio da noite em uma área residencial e vai ao encontro delas para certificar-se de que não precisam de ajuda. Quando demora a retornar à casa, seus irmãos procuram por ele e são atacados por jovens mascarados. Tentam, então, entender quem eram e por que estavam sendo atacados.

Durante a leitura, conhecemos alguns detalhes da vida dos irmãos: a mãe deles morrera há cerca de um ano de câncer cerebral, e sabemos todos os impactos que isso desencadeou nos demais personagens - as tentativas de suicídio de seu marido, o consumo de drogas por parte de Miguel e também a aproximação dos três irmãos, que buscam uns nos outros o conforto que precisavam. Vemos também a relação conturbada que o pai, Sr. Gonzales, tinha com seus filhos devido ao preconceito em relação a suas respectivas identidades sexuais.

"A tragédia tinha afetado a todos. Era uma parte da vida deles que não existia mais e eles teriam que viver sem ela. Como a peça faltando de um quebra-cabeça".
Gostei muito do fato de o autor ter abordado diferentes orientações sexuais em seu conto e o preconceito em relação a elas. Fiquei o conto inteiro torcendo para que os irmãos sobrevivessem ao ataque dos jovens, mas, ao final da leitura, entendi qual foi a intenção do autor: demonstrar e criticar a realidade que os LGBTs vivem, com toda a discriminação e violência que sofrem.
"Miguel levanta os olhos pesarosamente para Cristina. É horrível ver aquele olhar sem esperança do seu irmão mais novo, ela mal pode encará-lo. O Miguel das piadas previsíveis e dos sorrisos tortos havia ido embora, ali estava uma versão que ela nunca gostaria de ver."
Outro aspecto positivo da leitura é como o autor aborda as personalidades dos protagonistas. Ele procura mostrar que são pessoas comuns, como eu e você; pessoas com planos, sonhos, e que não devem de maneira alguma ser discriminadas por suas orientações sexuais. Além de condenar o preconceito através do comportamento do pai em relação aos filhos e, também, do grupo que os ataca, ele busca conscientizar o leitor.
Para mim, o único ponto negativo foi alguns erros gramaticais que encontrei durante a leitura. Mesmo assim, nenhum deles comprometeu a minha compreensão do texto.

O conto está por apenas 1,99 na Amazon e disponível no Kindle Unlimited; vocês podem comprá-lo aqui. Gostaríamos de agradecer ao autor pela parceria e por disponibilizar sua obra para a leitura! Para finalizar a resenha, deixarei aqui um trecho da mensagem escrita por ele ao fim do conto:
"A história que você leu é baseada em meia dúzia de histórias reais que chegaram até a mim de alguma forma, pessoas que foram assassinadas de maneira brutal e que me ajudaram a compor a vida e a morte dos meus personagens. Gostaria de não precisar desse tipo de história para criar as minhas próprias, mas elas estão aí acontecendo e não podem ser esquecidas ou jogadas ao vento, essas pessoas têm que ser lembradas."


9 Comentários

  1. Oii,
    Eu aaaaamo thriller <3 e estou simplesmente apaixonado por essa capaaaaaa. A história aaaaaaa <3

    https://dosedupladeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Isa! Que excelente sua resenha! Achei bacana o autor abordar a personalidade dos personagens e diferentes orientações sexuais! parece ser uma boa obra!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Olá Isa.
    Não conhecia o autor e nem o livro, mas a premissa é bem interessante e infelizmente atual e bem próxima de nossa realidade. Deve ser uma boa leitura para quem curte o gênero. Sucesso ao autor.
    Bjus
    Doces Letras

    ResponderExcluir
  4. Oi Isa,
    Eu não tenho muito o costume de ler thrillers, mas os acho tão fascinante.
    Prendem a atenção e sempre surpreendem o leitor!
    Beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Isa!
    Nossa, se rola tudo isso em um conto, fico pensando se não seria um livro maravilhoso! Vou já adquirir o meu na Amazon.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra ao livro Depois do Fim autografado

    ResponderExcluir
  6. Oi Isa, tudo bem?
    Achei o tema do conto extremamente importante!
    Só que 15 páginas me parecem pouco pra trabalhar toda essa premissa de mistério + crítica social.
    Gostaria de ler pra tirar minhas próprias conclusões.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  7. Olá, Isa.
    Achei o conto bem interessante e acho que leria ele mesmo não sendo tão fã de contos. Gosto do autores abordarem temas como esse. Quanto mais o assunto for falado, mais as pessoas se conscientizam.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oi Isa, muito importante contos que debatam sobre a temática LGBT, essas pessoas precisam ser vistas e entendidas. Parece ser um bom conto.

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Isa,

    Para um conto a história parece ser mesmo bem forte. Gostei da premissa e a abordagem da temática. Fiquei curiosa com o enredo, mas não curto muito ler contos. De qualquer forma, pelo que li aqui daria para dar uma aumentada na história. Xero!!!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

A leitura é uma porta aberta para um mundo de descobertas sem fim. - Sandro Costa

Obrigada pela visita. Sinta-se à vontade para dar sugestões, fazer críticas ou elogios!