Tá perdido?

Carregando...

Sobre nós

Curta!

Seguidores

Twitter

Siga por e-mail

Siga!

Eu leio Brasil

Pai bárbaro

Loja do leitor

Meise está lendo

Isadora está lendo

Favoritos de Meise

Favoritos de Isadora

Tecnologia do Blogger.

Link us

Viciadas em Livros

Arquivo do blog

7 de março de 2015

Cuidados básicos com os livros

Você empresta seus livros? Onde você costuma ler? Como você guarda seus livros?
Todas (os) que têm essa paixão por leitura, sabe como é importante ter cuidado com os livros, tanto na hora da leitura, quando na armazenagem, livro é coisa frágil, e ver um livros machucado é de doer!
Então hoje vamos as dicas:  (Obs: todas as fotos foram tiradas do google)




1) Examine na hora de comprar:

Na hora de comprar, vocês devem olhar minuciosamente os livros. Olhem as pontas, procurem se apresentam: manchas, orelhas, dobras ou até mesmo defeitos de fabricação.
Já passei pelo transtorno de comprar um livro pela internet e quando tirei no plástico aconteceu como na foto, o livro DESCOLOU da capa.... O problema foi resolvido, o livro trocado. Mas se vocês forem a uma livraria física, examinem.


2)Use capinhas protetoras

Elas são uns verdadeiros CORINGAS para manter os livros bem cuidados.... Existem muitos blogs e até páginas no face de pessoas trabalham com isso. Pode ser feito sob medida ou padrão, você pode escolher cor, estampa, com ou sem alça, enfim! É muiito bom para manter o livro limpinho e bem protegido, principalmente para aqueles leitoras, que, como eu, levam o livro para todo lugar.

3) Organize


Um dia, eu vou tirar uma foto da minha "estante" e mostras para vocês. Mas, eu organizo meus livros assim, como na fora. "deitados" e do maior para o menor. Eu acho que arrumar "em pé" cria orelhas no livros, então opto por organizar assim. Tem gente que guarda em pé, por que criar um certo espaço entre os livros, aumentando a circulação de ar.... Mas isso vai de você.

4) Limpar a estante e os livros


Sim! Uma vez por semana ou por mês... Depende muito de onde é sua estante. Mas é importante limpar sempre, pois, a poeira pode trazer fungos, traças e prejudicar seus livros. 
Use um pano seco para retirar o pó, eu passo alcóol em gel, mas é necessário deixar secar bem, antes de recolocar os livros. Não use produtos químicos com cheiro forte, e no caso de estantes de madeiras, evite aqueles "peróbas" ou aqueles que deixam o móvel brilhando. Esses produtos causam manchas nos livros.


Já os livros em si, eu passo só um algodãozinho. Tem gente que passa produtos, mas eu não em arrisco e não sei se existe no mercado, um produto específico.

5) Ler e comer


Na foto é um apoio, mas imaginemos que é um livro rsrs. JAMAIS ! 
Sério, é muito comum nos livros da faculdade aqueles marquinhas de café.... Que coisa feia :P



E o que vocês fazem para conservar os seus livros? Mais dicas? Comenta aí o/






3 comentários:

  1. Adorei as dicas, já danifiquei muito dos meus livros, mas foi por falta de espaço para armazenar el local adequado.

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas! <3
    http://www.escritordeconta.com/

    ResponderExcluir
  3. OI, querida amiga. Fico feliz em encontrar outras pessoas que amam os livros, assim como eu. Você me forneceu ótimas dicas sobre a conservação deles. Vou dar uma olhada nos seus favoritos, pois volta e meia adquiro mais um . Acabei de montar o meu Blog e gostaria que você desse uma olhadinha nele. http://www.oslivrosdaminhabiblioteca.blogspot.com.br/ Beijos

    ResponderExcluir

A leitura é uma porta aberta para um mundo de descobertas sem fim. - Sandro Costa

Obrigada pela visita. Sinta-se a vontade para dar sugestões, fazer críticas ou elogios!