Sobre nós

Curta!

Seguidores

Twitter

Siga por e-mail

Siga!

Eu leio Brasil

Pai bárbaro

Loja do leitor

Meise está lendo

Isadora está lendo

Favoritos de Meise

Favoritos de Isadora

Tecnologia do Blogger.

Link us

Viciadas em Livros

Arquivo do blog

5 de fevereiro de 2014

Resenha: Amigos Inimigos - Vanessa Martinelli

Título: Amigos Inimigos
Autora: Vanessa Martinelli
Ano de lançamento: 2012
Número de páginas: 104
Editora: Novo Século

Minha opinião: "Amigos Inimigos" foi um livro que recebi de parceria com a autora Vanessa Martinelli. Conta a história de Maria e Jack, dois vizinhos que, amigos na infância, pararam de manter contato e tomaram direções opostas. Entretanto, anos depois, numa aula que os dois ficaram presos na diretoria tudo começou a mudar: Jack passou a "perseguir" Maria e a encontrá-la em todos os lugares. Maria não gostava de Jack mas, de alguma forma, sentia algo estranho quando ele estava por perto. Aos poucos o sentimento foi mudando e isso foi algo que as amigas Patrícia, Camila e Morgana perceberam desde o início.

Grande parte da história é voltada à um trabalho em grupo que os amigos tinham que fazer para a escola. O livro é bem engraçado e me arrancou algumas risadas durante a leitura que, a propósito, é bem leve e de fácil entendimento. "Amigos Inimigos" é bem curtinho, podendo ser lido em 2 horas.

O grupo de amigas de Maria também é um ponto interessante a citar: a personagem tem 3 melhores amigas que desenvolvem um papel importante na história. Camila é a nerd, que passa por um momento difícil na família, fazendo com que engordasse alguns quilos. Se sente feia e deslocada, apesar de saber que sempre pode contar com o apoio de suas amigas. 

Uma coisa que eu não gosto muito em livros é quando a protagonista se sente uma "ratinha" perto da amiga loira e de olhos azuis — no caso de "Amigos Inimigos", a "deusa" da história é Patrícia. Entretanto, a autora conseguiu fazer a descrição dos sentimentos de Maria sem que se tornasse algo muito forçado, então também não é um ponto em que você precise se preocupar. Patrícia, apesar de tudo, é a mais desligada do grupo e, consequentemente, também consegui me identificar um pouquinho com sua personalidade.

"[...] Magra demais, baixa demais. Maria tinha dificuldade em aceitar o que a genética decretou. Às vezes preenchia os espaços vazios do sutiã com bolinhas de papel, rezando para que estas não resolvessem saltar para fora, na frente de um menino interessante. 
Seria bom ter um corpo adulto, como o de Patrícia, uma de suas amigas de sala. Pescoços entortavam quando ela passava. Até o uniforme horroroso cor de abóbora do colégio ressaltava as curvas perfeitas. Em Maria ficava como um saco disforme, contribuindo para evidenciar a falta de conteúdo. 
Claro que Patrícia chamava atenção, senão pelo corpo, com certeza pelos cabelos loiros bem arrumados e os grandes olhos azuis.
"Uma barbie", conclui."

Morgana tornou-se minha personagem favorita do livro, fazendo com que eu gargalhasse em várias de suas piadas.

Jack também é um personagem que merece salva de palmas: sempre fofo, prestativo e querendo livrar Maria das mãos de Maurício, um riquinho chato por quem ela é apaixonada. Seu relacionamento com Maria é de amor e ódio, eu só não entendi muito bem o porquê deles terem se distanciado tanto na história. Não sei se foi algum fato ou então alguma mania de ambos que desencadeou todo esse ódio, mas confesso que Maria também me irritou algumas vezes na história, sempre ficando nervosa com Jack sendo que não havia motivo algum.

Outro ponto positivo é a diagramação: o livro tem folhas grossas e páginas amareladas (♥). Alguns erros foram encontrados, mas nada que atrapalhasse a leitura. 

Uma coisa que achei bem interessante é que a própria Vanessa Martinelli foi a responsável pela ilustração da capa. Formada em Educação Artistíca, "Amigos Inimigos" foi o primeiro romance voltado ao público jovem da autora.

O livro é bem divertido e eu recomendo a todos!

Classificação:

2 comentários:

  1. Oiee =)
    Que surpresa essa resenha, li esse livro ontem |õ|
    Logo colocarei resenha também, e concordo com tuas palavras.
    Beliscões da Máh ♥
    Blog Instagram

    ResponderExcluir
  2. Parece ser uma historia bem leve e divertida,nao faz muito meu tipo (nao suporto protagonistas dramudas)mas eu gosto de escritores nacionais,acho que merecem mais reconhecimento.
    Curti o texto,beijoss
    http://imemoriavel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

A leitura é uma porta aberta para um mundo de descobertas sem fim. - Sandro Costa

Obrigada pela visita. Sinta-se a vontade para dar sugestões, fazer críticas ou elogios!