Título: Fortuna A Saga da Riqueza (2ª edição)
Autora: Cassia Cassitas
Páginas: 262


Minha opinião:  
   No livro “Fortuna: a saga da riqueza”, conhecemos a história de Ricardo, Carolina e Ana – personagens centrais da história. Ricardo e Carolina são casados, e ela está grávida.
   O livro se passa no ano de 2008, alternando-se com o passado (as datas não são precisas, mas são no século XX), contando sobre a vida do casal – em 2008 - , e a vida de Ana, no século XX. Os três têm ligação direta, e descobrimos isso ao longo do livro.
   Ricardo é economista e nos é apresentado no meio de uma crise econômica; ele tenta, a todo custo, mudar a visão de mundo que seus chefes e colegas de empresa tem em relação ao mercado econômico. Por tentar mudar a forma como eles pensam, Ricardo acaba ficando alucinado e cria problemas pessoais, afetando sua vida social e sua saúde, tanto física quanto mental.
   “Em determinadas ocasiões, Ricardo tinha a nítida impressão de que em suas mentes todo o resto se dissipava, como se não existissem pessoas, relacionamentos, muitas ate mesmo sucesso. O importante era o poder.” (pág 85).
   Dentro dessa trama conhecemos a história de Ana, uma mulher batalhadora que nos é apresentada com apenas 12 anos. Ela veio de uma família humilde, que vivia na Itália e foi para o Brasil na década de 1890, para trabalhar nas lavouras de café de São Paulo. Todavia, sempre fomentou o desejo de se tornar uma pessoa rica, por isso tentou vários “métodos” quando era jovem e foi passando para suas gerações.
   O livro nos apresenta dois contextos divergentes: o mundo em 2008 e o mundo do século XX, apresentando personagens com princípios e ideais controversos, porém com certa ligação. Há Joaquim, marido de Ana, que sempre viu o mundo de maneira diferente da dela, suscitando a ideia de que as necessidades primárias deveriam ser saciadas para que a vida pudesse continuar, sobrevivendo do “conceito ancestral de que a vida consistia na busca da subsistência” (pág 74), bastando apenas trabalhar para suprir suas necessidades fundamentais. E Ricardo, que em determinada parte do livro começa a acreditar que é disso que precisa: viver somente com o necessário, não necessitando de coisas supérfluas.
   Com uma narrativa de linguagem simples, Cassia Cassitas abordou temas diversos, tais como: consumismo, crise econômica, globalização, tecnologia, capitalismo, poder, pobreza, ética, respeito, questões de cidadania.
   Afinal, a fortuna consegue desestabilizar o homem? O desespero do personagem central, Ricardo, fica nítido no livro: ele percebe que o mundo, de fato, gira em torno do dinheiro, do poder, do capitalismo. É um ciclo vicioso que nem sempre fora dessa maneira, mas que, dia após dia, têm um aumento significativo.
   Uma aula de sociologia e de cidadania escrita em 262 páginas. A fonte e a diagramação são ótimas. A capa nos mostra dois “lados”, o mundo atual e o mundo do passado. Ótimo livro!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sobre a autora:

            Cassia Cassitas fez carreira na área tecnológica. Com vinte anos de atuação em grandes empresas no Brasil e exterior, participou de projetos inovadores e prospecção de novas tecnologias, sem se desvincular da área acadêmica. Como professora, integrou a equipe de várias instituições de ensino superior. Como aluna, especializou-se em Engenharia da Informação, Didática do Ensino Superior e Filosofia e Existência. Atualmente, Cassia estuda francês e inglês, é colaboradora da ISAE/FGV e participa ativamente de seminários e palestras. 
            Mãe de dois adolescentes que devoram livros, Cassia publicou sua primeira obra, Domingo O Jogo, em 2010, quando alcançou o topo do ranking dos livros eletrônicos mais vendidos no Brasil. Em 2011, lança a versão em inglês Sunday the Game. Em 2012, lança seu primeiro romance Fortuna A Saga da Riqueza, sobre a prosperidade de quatro gerações culminando na bolha imobiliária americana de 2008. Em 2013, lança a versão em inglês Saga of Wealth e a segunda edição de Fortuna A Saga da Riqueza.
Viajando assiduamente pelo mundo e pelos livros, Cassia Cassitas vive em Curitiba, com sua família, seus sonhos e livros.
   Para saber mais, clique aqui.






Um Comentário

  1. Adorei a resenha, parece ser bem interessante!


    Beijinhos,
    www.limaoealecrim.blogspot.com

    ResponderExcluir

A leitura é uma porta aberta para um mundo de descobertas sem fim. - Sandro Costa

Obrigada pela visita. Sinta-se à vontade para dar sugestões, fazer críticas ou elogios!