Título: O menino que pedalava
Autora: Cassa Cassitas
Editora: Pandorga
Páginas: 248
Ano: 2015
SINOPSE
Quando Elizabeth viajou à África do Sul deixando Mário em meio à preparação dos Jogos Olímpicos de 1992, eles não imaginavam que ali começava a verdadeira jornada que mudaria suas vidas.
De volta ao Brasil, Elizabeth deu a luz ao menino André, que, contrariando todas as expectativas, se interessa pelo ciclismo. Com a ajuda dos pais, de seu treinador e de um empenhado médico, André passa a conviver com uma nova realidade, muitas vezes difícil de entender e de lidar.
As dificuldades em se adaptar a complicada rotina de atleta, o temperamento rebelde, a superproteção dos pais e as inquietações e desejos de qualquer adolescente vão sendo deixados para trás, enquanto nosso herói corre em direção as Paraolimpíadas de Pequim.
Mais do que uma simples história de superação e garra, O Menino que Pedalava é um relato impressionante que tem o poder de despertar em nós o espírito adormecido da solidariedade, da coragem e da luta por um ideal, em um momento mais do que oportuno, quando André se prepara para competir nas Paraolimpíadas do Rio, em 2016.
"O menino que pedalava" é mais um livro da autora nacional Cassia Cassitas, lançado inicialmente nos Estados Unidos e posteriormente no Brasil (agora no segundo semestre).
Assim como "Fortuna, a saga da riqueza", Cassia nos presenteia com um livro tocante e detalhista, com muitas reflexões.
No livro conhecemos a história de André, que nos é apresentada desde antes de seu nascimento. O menino é um ciclista, todavia usa próteses nos pés, devido a uma deficiência. Durante toda a sua vida, o garoto esteve envolvido no meio das Olimpíadas, porque seu pai, Mário, e sua mãe, Elisabeth, trabalhavam com isso. A história se passa em Curitiba, porém nos leva para outros lugares e países.
Com uma inteligência gigantesca, André não tem limites para sonhar, e sonha alto! Ele faz viagens e tem como meta fazer parte da seleção brasileira da Copa Brasil de Paraciclismo de 2012.
Logo quando decidiu treinar, André integrou a equipe curitibana de ciclismo, que realizava seus treinamentos todos os domingos no velódromo do Jardim Botânico. Lá ele conheceu várias pessoas, como Mainara, que acabou tornando-se uma grande amiga.
Cassia nos leva para vários países, nas Olímpiadas de Atenas (2004) e Pequim (2008), e o livro gira em torno dos Jogos Olímpicos de 2016 do Rio de Janeiro.
Aprendemos muito com André, e seu esforço para conquistar tudo o que quer e objetivou para sua vida nos trazem uma enorme lição: apesar de todos os empecilhos que a vida coloca na nossa frente, todas as dificuldades existentes, é preciso sonhar e acreditar em si mesmo sempre.
Fora do Brasil, o livro fez muito sucesso, recebendo os mais diversos elogios dos leitores, e no Brasil o livro está fazendo e fará um sucesso maior ainda (será lançado agora em setembro). Obrigada, Cassia, por essa história de vida maravilhosa.
Em português, o site do livro é esse