Desde que eu comecei a trabalhar, em maio, meu tempo que já não era dos maiores diminuiu consideravelmente. Se eu já fazia mágica para conciliar a faculdade com minhas leituras, tudo ficou mais complicado quando iniciei meu estágio. Foi quando eu coloquei em ação algumas práticas para conseguir ler mais.

1. Usar o tempo de deslocamento


Hoje em dia eu tenho muito tempo "de sobra" no transporte público, e são nesses momentos que eu mais consigo avançar nas leituras. Ao invés de passar o tempo mexendo no celular, por que não dedicar os minutos às páginas de um livro?

2. Estabelecer metas reais


Com pouco tempo, criar uma lista de objetivos reais é uma boa prática. Ao mesmo tempo que ela te ajuda a organizar as leituras, também te incentiva quando você cumpre todas as metas. Uma dica é calcular quantas páginas, em média, você consegue ler em um dia e se basear neste número para criar uma lista.

3. Ser pragmático com os livros


Às vezes a gente fica com dó, mas é preciso selecionar as leituras promissoras. Se você não está gostando da história, precisa ler dez vezes a mesma página e não consegue evoluir, para que continuar lendo? Abandonar algumas obras e dar espaço para outras pode ser a chave para conseguir ler mais.

4. Valorize leituras de qualidade


Acredito que importante do que ler muitos livros é conhecer histórias que te marquem. Então, ao invés de pegar as lombadas mais finas quaisquer da estante para conseguir marcar mais livros lidos no Skoob, por que não apostar em um livro que você estava morrendo de vontade de ler, mas sempre achou que não tinha tempo por ser "grande demais"?

5. Desencane um pouquinho


Eu sei, o ano vai chegando ao fim e quando a gente percebe que leu menos da metade do que se propôs em janeiro, bate um desespero. Mas eu garanto: ler é muito mais divertido sem o peso de "precisar terminar aquele livro". As leituras rendem mais e são mais leves quando a gente foca só no que está acontecendo naquele enredo.








Todas as imagens utilizadas foram retiradas de bancos de imagens gratuitos


2 Comentários

  1. Oi Camille,
    Ah, quando eu estava trabalhando tive problemas para ajustar a vida literária. Muitas leituras ficavam atrasadas e como era longe, eu chegava super cansada e nem conseguia pegar no livro haha mas aí aprendi ser mais desencanada e afobada e acabou dando certo. Ótimas dicas.

    tenha um ótimo domingo :D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Muito boas as dicas e o que importa é ler por prazer.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

A leitura é uma porta aberta para um mundo de descobertas sem fim. - Sandro Costa

Obrigada pela visita. Sinta-se à vontade para dar sugestões, fazer críticas ou elogios!