Sobre nós

Seguidores

Curta!

Instagram

Twitter

Siga por e-mail

Eu leio Brasil

Meise está lendo

Isadora está lendo

Tecnologia do Blogger.

Link us

Viciadas em Livros

Arquivo do blog

20 de outubro de 2014

Resenha: Se eu ficar - Gayle Forman - Livro + Filme


Título: Se eu ficar
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224

  Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais - mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente - e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.


   "Se eu ficar. Se eu viver. A escolha é minha."


   Mia é uma garota de 17 anos, apaixonada por música clássica e violoncelo. Totalmente "desajustada" na sua família, Mia tenta entender o por quê de ser tão diferente dos pais e do irmão Teddy - desde sua aparência até os gostos. Seus pais são rockeiros, e nunca apresentaram a música clássica a ela, fora ela quem a descobrira sozinha, na escola. Desde então, sua paixão por violoncelo só aumentou.
   Julliard. Julliard era a escola de música, um sonho que Mia tinha. Adam era o namorado perfeito que Mia tinha. Sua família. Sua família unida e extremamente engraçada era o que trazia alegria a garota, bem como Adam e sua melhor amiga, Kim. Porém, tudo mudou numa manhã de inverno.
   Fora num dia de neve que a família decidiu ir até a casa dos amigos. Fora num dia frio que tudo aconteceu. "Todos pensam que foi por causa da neve". O acidente. O choque. A mudança. Depois do acidente, nada mais foi o mesmo. Depois do acidente, Mia mudou e precisa fazer uma escolha: ficar ou partir, para sempre. Mia vê tudo, seus pais, seu irmão, seu próprio corpo sendo carregado até a ambulância. Ela acompanha tudo, sem entender nada. Mia está em coma, todavia, continua lá, acompanhando tudo o que está acontecendo a sua volta. E sabe que precisa escolher.  
   "Se eu ficar" é narrado pela própria Mia, e é por isso que o livro é tão emocionante. Entendemos toda sua angústia e desespero pelo seu olhar, nos colocamos no seu lugar e ficamos nos perguntando se ficaríamos ou se íamos embora, para sempre.
   Acredito que muitos já leram o livro, e se emocionaram. A narrativa da autora é muito boa, e o leitor consegue se envolver facilmente com a trama da história. Apesar de ser uma trama triste e dramática, é reflexiva, e flui naturalmente, você não consegue parar de ler o livro até o final, porque precisa saber a decisão da garota. E, sério, tem vezes que você pensa que ela vai ficar, porém logo muda de ideia, e fica esse negócio de "Meu Deus, o que ela vai fazer??", até que ela decide.
   A história dá saltos temporais a todo momento, narrando cenas do cotidiano da família e fatos marcantes da vida de Mia. Histórias que a ajudam a decidir o que fazer. Podemos perceber o quanto a escolha será difícil, o quanto ela deverá ser forte se ficar e o quanto seus familiares, Adam e Kim sofrerão se ela decidir partir. Adam é o namorado perfeito, que a ama muito, e Kim é a melhor amiga que sempre esteve ao seu lado. Juntos, eles compartilham sonhos e expectativas de vida.
   Confesso que chorei durante a leitura - porque é inevitável você não se colocar no lugar da Mia. Com toda a certeza, foi um dos melhores livros que já li em 2014.

Quote: "Como seria se eu decidisse ficar? Como seria acordar e descobrir que sou órfã? (...) não estou certa de que este é o mundo ao qual pertenço. Não tenho certeza se quero acordar."
   
  • Livro + Filme
   Logo que terminei o livro, quis assistir ao filme - o que, muitas vezes, não é uma boa ideia haha. Enfim, se você ainda não leu o livro e quer ver o filme, por favor, leia o livro antes e, se ainda quiser assistir ao filme, assista. 
   O filme corta muitas cenas narradas no livro, e fiquei um pouco chateada com isso, confesso. Os personagens têm aparência diferente do que eu imaginei, e isso me frustrou um pouco (era tão óbvio que não seriam iguais aos que eu imaginei! hahaha). Mas foi um filme muito bem feito, não tem aquela coisa de "nossa, o filme não tem nada a ver com o livro", tem sim! Ele é só mais reduzido do que o livro. Nos emociona também, não com a mesma intensidade do livro, porém, parece que o filme complementa o que havíamos lido - porque vemos a Mia chorando, se desesperando. 
   A atriz que interpretou Mia o soube fazer muito bem. Estava receosa quanto isso, mas ela superou minhas expectativas.
   Enfim, leiam o livro primeiro e depois assistam. Valerá a pena. 


"Nunca fui forte o suficiente para enfrentar tudo o que teria de enfrentar se eu decidisse ficar."





5 comentários:

  1. tipo é mt tenso pra eu venha a chorar em um livro. tem q ser algo mt tocante mesmo e vi mt gente falando q chorou ao ler o livro, tipo não é que eu quero chorar...mas quero ao menos não me decepcionar com a leitura sabe.
    to pretendo ler ele em dezembro, até lá ja terei feito as provas da faculdade e vai estar tudo bem.
    curti a resenha.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh eu tô louca para ler esse livro! Minha amiga falou muito bem dele, mas quem disse que tenho tempo? Uma grande vantagem dele é que em qualquer lugar que vá comprar ele é baratinho, não passa de 29,90. E parece que já tem uma continuação né? Quero muito ler.
    Ótima resenha!
    Beijinhos
    Um Blog Qualquer

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, estou muito empolgada para ler o livro mas vou esperar para comprar a continuação junto senão não consigo esperar HSUAHUS
    Quando eu terminei Maze Runner corri para os cinemas e me decepcionei um pouco, não porque o filme é ruim mas também é bem resumido.
    Beijoos,
    http://setimaondaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oii!
    Não gostei muito do livro porque falou "emoção" em certas partes, gostei da Chloe ser a Mia >< Quero muito assistir o filme logo <3
    O Blog Doce Literário esta com novo layout e domínio! Espero sua visita *-*
    http://www.doceliterario.com/

    ResponderExcluir

A leitura é uma porta aberta para um mundo de descobertas sem fim. - Sandro Costa

Obrigada pela visita. Sinta-se a vontade para dar sugestões, fazer críticas ou elogios!