Tá perdido?

Carregando...

Sobre nós

Curta!

Seguidores

Twitter

Siga por e-mail

Siga!

Eu leio Brasil

Pai bárbaro

Loja do leitor

Meise está lendo

Isadora está lendo

Favoritos de Meise

Favoritos de Isadora

Tecnologia do Blogger.

Link us

Viciadas em Livros

Arquivo do blog

20 de outubro de 2014

Resenha: Se eu ficar - Gayle Forman - Livro + Filme


Título: Se eu ficar
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224

  Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais - mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente - e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.


   "Se eu ficar. Se eu viver. A escolha é minha."


   Mia é uma garota de 17 anos, apaixonada por música clássica e violoncelo. Totalmente "desajustada" na sua família, Mia tenta entender o por quê de ser tão diferente dos pais e do irmão Teddy - desde sua aparência até os gostos. Seus pais são rockeiros, e nunca apresentaram a música clássica a ela, fora ela quem a descobrira sozinha, na escola. Desde então, sua paixão por violoncelo só aumentou.
   Julliard. Julliard era a escola de música, um sonho que Mia tinha. Adam era o namorado perfeito que Mia tinha. Sua família. Sua família unida e extremamente engraçada era o que trazia alegria a garota, bem como Adam e sua melhor amiga, Kim. Porém, tudo mudou numa manhã de inverno.
   Fora num dia de neve que a família decidiu ir até a casa dos amigos. Fora num dia frio que tudo aconteceu. "Todos pensam que foi por causa da neve". O acidente. O choque. A mudança. Depois do acidente, nada mais foi o mesmo. Depois do acidente, Mia mudou e precisa fazer uma escolha: ficar ou partir, para sempre. Mia vê tudo, seus pais, seu irmão, seu próprio corpo sendo carregado até a ambulância. Ela acompanha tudo, sem entender nada. Mia está em coma, todavia, continua lá, acompanhando tudo o que está acontecendo a sua volta. E sabe que precisa escolher.  
   "Se eu ficar" é narrado pela própria Mia, e é por isso que o livro é tão emocionante. Entendemos toda sua angústia e desespero pelo seu olhar, nos colocamos no seu lugar e ficamos nos perguntando se ficaríamos ou se íamos embora, para sempre.
   Acredito que muitos já leram o livro, e se emocionaram. A narrativa da autora é muito boa, e o leitor consegue se envolver facilmente com a trama da história. Apesar de ser uma trama triste e dramática, é reflexiva, e flui naturalmente, você não consegue parar de ler o livro até o final, porque precisa saber a decisão da garota. E, sério, tem vezes que você pensa que ela vai ficar, porém logo muda de ideia, e fica esse negócio de "Meu Deus, o que ela vai fazer??", até que ela decide.
   A história dá saltos temporais a todo momento, narrando cenas do cotidiano da família e fatos marcantes da vida de Mia. Histórias que a ajudam a decidir o que fazer. Podemos perceber o quanto a escolha será difícil, o quanto ela deverá ser forte se ficar e o quanto seus familiares, Adam e Kim sofrerão se ela decidir partir. Adam é o namorado perfeito, que a ama muito, e Kim é a melhor amiga que sempre esteve ao seu lado. Juntos, eles compartilham sonhos e expectativas de vida.
   Confesso que chorei durante a leitura - porque é inevitável você não se colocar no lugar da Mia. Com toda a certeza, foi um dos melhores livros que já li em 2014.

Quote: "Como seria se eu decidisse ficar? Como seria acordar e descobrir que sou órfã? (...) não estou certa de que este é o mundo ao qual pertenço. Não tenho certeza se quero acordar."
   
  • Livro + Filme
   Logo que terminei o livro, quis assistir ao filme - o que, muitas vezes, não é uma boa ideia haha. Enfim, se você ainda não leu o livro e quer ver o filme, por favor, leia o livro antes e, se ainda quiser assistir ao filme, assista. 
   O filme corta muitas cenas narradas no livro, e fiquei um pouco chateada com isso, confesso. Os personagens têm aparência diferente do que eu imaginei, e isso me frustrou um pouco (era tão óbvio que não seriam iguais aos que eu imaginei! hahaha). Mas foi um filme muito bem feito, não tem aquela coisa de "nossa, o filme não tem nada a ver com o livro", tem sim! Ele é só mais reduzido do que o livro. Nos emociona também, não com a mesma intensidade do livro, porém, parece que o filme complementa o que havíamos lido - porque vemos a Mia chorando, se desesperando. 
   A atriz que interpretou Mia o soube fazer muito bem. Estava receosa quanto isso, mas ela superou minhas expectativas.
   Enfim, leiam o livro primeiro e depois assistam. Valerá a pena. 


"Nunca fui forte o suficiente para enfrentar tudo o que teria de enfrentar se eu decidisse ficar."





5 comentários:

  1. tipo é mt tenso pra eu venha a chorar em um livro. tem q ser algo mt tocante mesmo e vi mt gente falando q chorou ao ler o livro, tipo não é que eu quero chorar...mas quero ao menos não me decepcionar com a leitura sabe.
    to pretendo ler ele em dezembro, até lá ja terei feito as provas da faculdade e vai estar tudo bem.
    curti a resenha.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh eu tô louca para ler esse livro! Minha amiga falou muito bem dele, mas quem disse que tenho tempo? Uma grande vantagem dele é que em qualquer lugar que vá comprar ele é baratinho, não passa de 29,90. E parece que já tem uma continuação né? Quero muito ler.
    Ótima resenha!
    Beijinhos
    Um Blog Qualquer

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, estou muito empolgada para ler o livro mas vou esperar para comprar a continuação junto senão não consigo esperar HSUAHUS
    Quando eu terminei Maze Runner corri para os cinemas e me decepcionei um pouco, não porque o filme é ruim mas também é bem resumido.
    Beijoos,
    http://setimaondaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oii!
    Não gostei muito do livro porque falou "emoção" em certas partes, gostei da Chloe ser a Mia >< Quero muito assistir o filme logo <3
    O Blog Doce Literário esta com novo layout e domínio! Espero sua visita *-*
    http://www.doceliterario.com/

    ResponderExcluir

A leitura é uma porta aberta para um mundo de descobertas sem fim. - Sandro Costa

Obrigada pela visita. Sinta-se a vontade para dar sugestões, fazer críticas ou elogios!