Eu amei o livro, achei super bem escrito, uma história incrível e emocionante, e cada capítulo termina com um suspense, te obrigando a ler o próximo pra matar a curiosidade. Mãaaas, temos o filme. Eu achei bem feito, poréeem acho que faltou umas coisas.... Eu sei que se fossem seguir fielmente o livro, o filme teria trocentas horas, então dá pra desculpar! rs Então vamos:
Começando por algo simples, no livro a Katniss conta a história, então vemos tudo do seu ponto de vista. Já no filme não, então há algumas diferenças.
O tordo
No livro: O tordo é um broche dado a Katniss pela Magde, a filha do prefeito. Essa era uma personagem que eu gostaria de ter visto no filme. Na verdade é ela quem desencadeia toda a história do símbolo da revolução. E no segundo livro Em Chamas, ela também ajuda o Gale quando ele é ferido por um pacificador. É uma personagem pequena, porém marcante. Katniss não entende por que ela a ajuda, e percebe que por mais estranho que pareça, ela tinha uma amiga. Inclusive quando Katniss vai ser despedir, antes de ir pra Arena no primeiro filme, o prefeito resolve dar as caras.
No filme: Essa personagem não existe. Katniss encontra o broche no mercado negro e a "tia da barraca" da pra ela. Sem graça, sem histórias, sem simbolismo. Simples assim.
Tésseras
No livro: Como eu já disse, é Katniss quem conta a história, então ela explica o que são as tésseras e com fazer para ganhar mais.
No filme: Não há explicação. A única coisa que "subentende-se" é que se ganha uma por ano, a partir dos 12 anos. Fica meio confuso, pois Gale tem 42 tésseras e não faz sentido se fizermos as contas.
Água
No livro: Quando ela entra na arena, a primeira preocupação é com a água, do tempo de encontra-lá e o tempo que leva pra purificar. Ela quase morre de sede, literalmente, uma parte do livro muito bem feita. Ao ler, você sente o que a personagem está sentindo e a sua dificuldade.
No filme: Ela encontra um riacho de cara, sem maiores preocupações.
Pão do distrito 11
No livro: Katniss "protege" Rue. A menina do distrito 11 que lembra sua irmã. Rue trabalhava nas plantações do distrito. E seu assobio era o aviso aos trabalhadores que o dia de trabalho tinha acabado. É emocionante o laço entre elas. E quando Rue é morta, Katniss se revolta e ganha o carinho do povo do distrito 11. Após isso, ela ganha um pãozinho, que seria dado a Rue, como forma de gratidão.
No filme: Não há a entrega do pão. Eu acho que teria mais emoção se essa cena fosse colocada, más, vai entender os filmes....
Os bestantes
No livro: No final do livro, tem um confronto entre Katniss/Peeta e Cato. Quando eles sobem na Cornucópia, aparecem os bestantes. No livro eles são aterrorizantes. Quando Katniss começou a descrever as criaturas, juro que me arrepiei. Eles possuem os olhos dos tributos e levam uma coleira com o número de do distrito que eles representam.
No filme: Lobos, cães, sei lá! rs Sei que perdeu demais o que o livro colocou. E essa cena ficou mais amena do que no livro.
Dores
No livro: Katniss fica surda de um ouvido. Isso é fato, e no segundo livro essa é a desculpa por ela saber onde estão os " campos magnéticos" da arena. Pancada e Faísca ensinam a ela como reconhecer, mas ela não pode deixar isso na cara, então ela diz que a Capital fez um ótimo trabalho com o "ouvido novo" e por isso ela sabe onde estão os pontos do campo.
Além disso, Peeta tem um grave acidente na perna no primeiro filme. Katniss é obrigada a fazer um torniquete para salvar a vida dele, e ele perde a perna.
No filme: Katniss ativa 12 bombas e fica zonza. Peeta tem um corte na perna, que se cura com uma pomada milagreira e acaba o problema.
O mais difícil de se entender, até mesmo no livro, é se o amor de Peeta por Katniss é verdadeiro ou só um truque para ganhar a simpatia do povo da Capital.
(Frase do terceiro livro)
E aí, o que acharam? Leram e viram o filme para fazer a comparação? Acharam mais diferenças? Comenta aí!
Concordo que há várias coisas diferentes no filme que me deixaram decepcionada quando assisti o filme. Principalmente o fato da Katniss ter achado a água tão rápido haha
ResponderExcluirmas não podemos negar que foi uma ótima adaptação!
beijos
Livro de Capa Dura
Eu já li o livro, a trilogia está em meu favoritos <3.
ResponderExcluirLembro de ter visto o filme e achado bacaninha, nada demais. Mas a adaptação de Em Chamas é tão perfeita <3.
memorias-de-leitura.blogspot.com
Adorei essa ideia para postagem.
ResponderExcluirConfesso que o amor fica meio obscuro mesmo. Não me parece interesse. Mas o dela, com certeza não é amor. Não sei, não sinto ligação entre eles. Parece que se beijam por piedade.
M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso Top Comentarista
Eu comecei a ler ontem e já estou amando!
ResponderExcluirO Tordo é muito lindo *-*
http://cheirinhodolivro.blogspot.com.br/
Geralmente o filme é melhor, eles deixam muita coisa para trás no filme. O que mais me incomodou foi a parte sobre o tordo, no filme não mostra que existe toda uma história por trás dele. Mas essa trilogia em especial até que estou gostando bastante dos filmes.
ResponderExcluirBlog Prefácio
Assisti os 2 filmes e gostei, acabei deixando os livros pra lá. Mas já que tem tantas diferenças agora fiquei com vontade de ler!
ResponderExcluirwww.corujicesnomundo.blogspot.com.br
Gostei da comparação... Mas na verdade eu gostei mais dos filmes do que dos livros... Explico: eu DETESTO a Katniss... A acho egoísta, cheia de si e falsa. Como no livro, como você mesma falou, é em primeira pessoa e narrado por ela, nossa, me dava raiva a cada minuto... Principalmente no 3º, a forma como ela reage a tudo, implica com tudo, quer impor mil regras e condições a algo que ela TEM A OBRIGAÇÃO DE FAZER e ainda tem a forma como ela trata o Peeta que é absurda....
ResponderExcluirUfa... hauhuaauh
Enfim, por isso prefiro o filme :)
beijos
subexplicado.blogspot.com.br
Oi! Menina, hoje mesmo estava conversando sobre essa trilogia com uma garota da minha escola. Ela ama e eu ainda não tive a oportunidade de conhecer. Mas, quando o fizer, vou procurar ler o livro primeiro pra só depois ver o filme. Sempre tem diferença.
ResponderExcluirUm beijo! Doce Sabor dos Livros - Aguardo sua visita! ♥
Adorei a comparação, entre filmes baseados em livros, e de fato no livro sempre haverá uma diferença...
ResponderExcluirAté mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/
Eu nunca li os livros, apesar de tê-los em casa, mas vi os dois primeiros filmes e gostei. Meu marido é que leu e viu os filmes e até achou bem parecido um com o outro, claro que o flme é mais corrido né....Pretendo ler logo.
ResponderExcluirBeijão, Van - Blog do Balaio
balaiodelivros.blogspot.com.br
Com certeza é uma ótima adaptação Vânia... Os efeitos são ótimos!
ResponderExcluirInês a adaptação do Em Chamas, na minha opinião, é melhor que o primeiro filme, a parte que o vestido dele vira um tordo, é exatamente como eu imaginei! rs
Eu entendo sua opinião Cah! rs ela é egoísta mesmo! haha mas acho que é por que ela se responsabilizou muito cedo em manter a família, cuidar da irmã e da mãe que ficou meio desmiolada com a morte do marido.... Inclusive no livro isso é bem mais explicado!
Muito obg pelos comentários gente!
Eu vi apenas um dos filmes, mas li todos os livros e sempre tem diferenças nos dois.
ResponderExcluirBom, espero ver o outro filme e que seja bom, mas sempre nos decepcionamos.
Beijos!
http://fernandabizerra.blogspot.com.br/