Sobre nós

Curta!

Seguidores

Twitter

Siga por e-mail

Siga!

Eu leio Brasil

Pai bárbaro

Loja do leitor

Meise está lendo

Isadora está lendo

Blog Archive

Favoritos de Meise

Favoritos de Isadora

Tecnologia do Blogger.

Link us

Viciadas em Livros

Arquivo do blog

7 de março de 2014

05 Dicas para começar a ler em inglês

Oi gente! Como vocês estão?! 
Esses dias estava mexendo nos meus livros, e quando me deparei com alguns em Inglês, lembrei que há mais ou menos quatro anos, com o objetivo de treinar meu inglês e também de ler os livros antes de serem lançados no Brasil, hahahahaha, comprei meu primeiro livro escrito na maravilhosa língua inglesa, e o escolhido foi P.S I Love You.
Demorei algumas semanas para ler, mas era tão incrível compreender cada uma daquelas palavrinhas, as quais me dedicava há quase 10 anos, que nem mesmo as vezes quando precisei usar o dicionário me desanimaram!
E pensando em todas as dúvidas que tive na época, no que aprendi e nos "atalhos" que usava durante a leitura, resolvi escrever esse post, espero que gostem das dicas!

Fonte: imgfave.com
1. Se ainda não está confiante com o nível do seu Inglês, comece com sites, blogs e revistas: aprender uma nova língua, e ainda mais começar a ter fluência na mesma, não é fácil e disso todos nós sabemos, e por conta disso, encarar um livro logo de cara não é a melhor opção. Mas se você começar a ler revistas - pode ser até no tablet e pelo celular, acessar blogs e adquirir o hábito de ler jornais, por exemplo, de outros países, seu vocabulário vai melhorar em 100%, além de você acostumar sua mente ao idioma.
Comece com leituras mais fáceis e de simples entendimento, e assim, mude gradativamente o nível de dificuldade.
Só sabe o básico de inglês e quer aprender a língua? Boa notícia: aprender lendo/assistindo a séries e filmes é uma das maneiras mais eficazes e divertidas, por experiência própria, recomendo tanto para quem quer aprender mais, quanto para quem ainda é iniciante no assunto.

Fonte: f-l-a-w-s.blogspot.com

2. O inglês instrumental nunca será tão útil na sua vida! Inglês instrumental é basicamente compreender um texto por meio de suas palavras chave, então, se no meio de uma frase você se deparar com uma palavra desconhecida, continue! Provavelmente, você compreenderá o sentido da frase mesmo sem saber o significado daquela palavra. Ainda esta difícil de entender a informação? Leia todo o parágrafo e tente associar a palavra com o assunto do parágrafo. Mesmo assim, muitas vezes nós nos deparamos com palavras importantes que necessitam de entendimento para o resto do texto, então, não hesite em procurar o significado na internet ou dicionário, mas faça desta opção a última meeeeesmo, hahahahahaha!



Fonte: alifechangingjourney.com





3. Comece com livros que você já tenha lido em inglês, ou tenha assistido ao filme: conhecer o enredo da estória pode facilitar muito a compreensão do livro, então, sempre que me perguntam como começar a ler em inglês, uma das primeiras dicas que eu dou é esta: ler um livro que você já conheça, ou que tenha adaptação para as telonas e que esta seja de seu conhecimento. Tudo fica mais fácil: entender as personagens, a trama, o vocabulário e o enredo. 

Quem nunca leu/assistiu um Nicholas Sparks? Hahahahahahahaha.
Fonte: savingwithsallie.com

4. Leia o que te interessa, mas evite livros com vocabulário rebuscado: indiscutivelmente, precisamos ler o que nos interessa e agrada, mas é preciso conciliar o prazer com a praticidade quando se começa a ler em outro idioma... Por isso, para as primeiras leituras, eu recomendo livros com enredos beeeeeem leves - de preferência adolescentes, porque a leitura flui mais rapidamente e é mais prazeroso, e isso não te deixa desistir do livro, hahahahahaha! Pleeeeeease, não comece com Jane Austen, hein...

Fonte: charlestoncitypaper.com

5. Marque expressões que fogem à gramática e gírias: como em qualquer idioma, o inglês possui expressões que são exceções às regras gramaticais, e são amplamente utilizadas! Se você não quer passar marca-texto ou lápis no livro, marque com um post it ou anote em algum lugar, porque as anotações podem te ajudar na leitura de outros livros/revistas e até mesmo em outras situações que envolvam o inglês.

Fonte: blog.oxforddictionaries.com

Espero que tenham gostado das dicas! E vocês, costumam ler em inglês? Pretender começar a ler? Contem aí nos comentários, e qualquer dúvida ou sugestão de posts que vocês gostariam de ler aqui no Viciadas, mandem nos comentários ou no meu Ask!
Beeeeeijos.


15 comentários:

  1. Oi Camille,

    Muito boas suas dicas, eu já pensei em comprar um livro em inglês mas, eu tenho preguiça de ler os posts em inglês do facebook, imagina um livro então? Hahaha. Mas vou guardar suas dicas pro dia que eu comprar um livro de outro idioma :3

    XOXO
    http://ogatofeio.blogspot.com - Gato Feio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kathleen!
      Fico feliz que gostou das dicas! Hahahahaha, é normal ter preguiça no começo, mas depois, você acha incrível ler em outro idioma, e cada vez quer ler mais e mais...
      Beeeijos.

      Excluir
  2. Boas dicas, com certeza irão me ajudar! Seguindo aqui ;)

    amordeframboesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória!
      Que bom que gostou das dicas, e muito origada por seguir o Viciadas...
      Beeeeijos.

      Excluir
  3. Amei seu post :)

    outro dia minha professora nos pediu pra traduzir um texto na aula de ingles, e qual foi minha surpresa ao perceber que consegui traduzir 80% sem a ajuda do dicionário? Isso me animou demais, e agora com suas dicas, pretendo por em prática logo meu futuro ingles :D

    http://pequenamiia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miiah!
      Fico feliz que gostou do post... É demais quando percebemos que dificilmente precisaremos de um dicionário, né?
      Beijos!

      Excluir
  4. Ia começar a ler livros em inglês, mas tem MUITAS palavras que desconheço, então decidi pra deixar mais para frente, irei comprar um livro em inglês em breve, espero estar mais segura!
    http://exceptionss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Entendi, mas que tal começar com revistas?! Aposto que isso vai te ajudar!
      Beeeijos.

      Excluir
  5. Ahhhhh

    eu amei as dicas, até porque estou cursando inglês - já estou no quarto semestre - e já desenrolo algumas leituras fáceis e até estou pretendendo comprar um livro em inglês para ver se consigo ler... tem alguma indicação de título? Você bem que poderia fazer uma postagem de títulos de livros com leituras fáceis para quem está iniciando a ler em inglês. <3 <3

    xoxo
    Mila F.
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      Eu recomendo O Pequeno Príncipe, que é bem curtinho e fácil de ler, mas algumas leituras adolescentes, como Anna e o Beijo Francês e A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista, também são fáceis!
      Gostei da ideia, anotada!
      Beijos.

      Excluir
  6. Muito útil esse post.
    Meu inglês é o básico do básico, mas também percebi que assistir séries e filmes legendados me ajudou muito, principalmente na fala e ao ouvir diálogos em inglês. Pretendo melhorar meu conhecimento no idioma e vou tentar lembrar-me dessas dicas com certeza ;)
    Bjss
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monique!
      Que bom que você gostou do post! Ahh com certeza, uma das coisas que mais me ajudou foi assistir séries legendadas...
      Beeijos!

      Excluir
  7. Podia me indicar alguns livros?!
    Obrigada xD

    ResponderExcluir
  8. Gostei das dicas. Mas não consigo ler inglês. Acho complicado, mas vou ter que aprender.

    ResponderExcluir
  9. Gostei das dicas. Mas não consigo ler inglês. Acho complicado, mas vou ter que aprender.

    ResponderExcluir

A leitura é uma porta aberta para um mundo de descobertas sem fim. - Sandro Costa

Obrigada pela visita. Sinta-se a vontade para dar sugestões, fazer críticas ou elogios!