Tá perdido?

Carregando...

Sobre nós

Curta!

Seguidores

Twitter

Siga por e-mail

Siga!

Eu leio Brasil

Pai bárbaro

Loja do leitor

Meise está lendo

Isadora está lendo

Favoritos de Meise

Favoritos de Isadora

Tecnologia do Blogger.

Link us

Viciadas em Livros

Arquivo do blog

21 de janeiro de 2014

10 dicas para você se organizar com os estudos

Me mandaram esta sugestão de post no Ask e eu adorei! 
Estou em ano de vestibular e sim, estou tremendamente desesperada, em pânico e no meio de uma crise existencial sufocante, e para chegar ao meu objetivo, sei que este ano, mais do que nunca, terei que reforçar alguns hábitos que eu adquiri ao longo dos anos. Eles já me ajudaram MUITO, e então resolvi juntar dicas de organização e também de métodos de estudo, e espero que estas ajudem vocês, principalmente se enfrentarão vestibulares no final do ano.

1-) Tenha um lugar próprio para estudos: pode parecer clichê e a típica frase que todos os professores, no primeiro dia de aula, falam para todas as salas, mas acreditem, é essencial! Ter um lugar específico para estudar te ajuda a se acostumar com a rotina de estudos, e quanto mais você se acostumar com o cantinho, menos detalhes você perceberá no papel de parede ou na cortina.
Além do mais, você pode concentrar todos os seus materiais em um único lugar, o que te faz evitar gritar, todos os dias para todos os membros da casa: "Alguém viu o meu livro de Química? E os meus bloquinhos de post Its?"




2-) Decida uma rotina e siga tudo à risca: PARE TUDO O QUE ESTÁ FAZENDO NAS OUTRAS ABAS DO NAVEGADOR E FOQUE TODA A SUA ATENÇÃO NO QUE EU TENHO A DIZER. Rotinas podem ser chatas e cansativas, mas neste caso, elas podem te garantir um 10,0 na média de Física!
Pegue papel e caneta e comece a anotar: em quais dias da semana você vai estudar? Quais matérias precisam de mais dedicação? Quais serão os dias de "folga"? Como você vai estudar?



3-) Organize metas semanais e mensais: decida o quanto você vai estudar durante estes períodos e se empenhe em cumprir as metas! Além disso, também organize metas de notas, por exemplo, quais você precisa melhorar e quais manter.


4-) Mantenha distrações fora do seu alcance: adeus celular, televisão, iPod, tablet, computador e irmão mais novo, seu foco agora é recuperar nota em Matemática! Lembra do espaço reservado aos estudos? Mantenha tudo o que te distrai bem longe dele, se possível, enterrados no jardim.



5-) Estabeleça horários e tempo de estudo: ninguém é de ferro e aguenta a rotina 7/7 e 8/24, mas para não sair do foco, decida por quantas horas vai estudar nos dias reservados aos livros, e também que horas começará a quebrar a cabeça com as fórmulas estruturais das aminas em química orgânica!



6-) Junte o útil ao agradável: está no seu dia/ horário livre e não sabe o que fazer? Eu tenho a solução! Pegue um livro de literatura clássica para ler, assista filmes que retratam momentos históricos, combine com os amigos de assistir Hamlet ou Auto da Barca do Inferno no teatro, até mesmo assistir certas novelas vale!



7-) Descubra qual o melhor método de estudo para você: seja assistir aulas, ler as matérias nos livros, fazer resumos e tabelas ou fazer relações com imagens e músicas, o importante é ter certeza do melhor método de estudos para você. Porém, este pode mudar de acordo com a matéria: eu por exemplo, aprendo humanas e biológicas assistindo às aulas, mas preciso resolver exercícios para fixar as fórmulas (o que acontece com quase todo mundo).



8-) Post Its podem ser seus maiores aliados: meus pais ficam loucos quando eu estou em época de provas, o motivo? Eu preencho todas as paredes de casa com post its! Eles são extremamente úteis e eu colo em todos os lugares possíveis, com as matérias mais importantes, pequenos lembretes e fórmulas de Física e Matemática.
Leve um na bolsa, marque páginas dos livros e cadernos, cole nas paredes, geladeiras, computador, televisão, espelhos e móveis, garanto que poderão salvar sua vida!



9-) Em caso de desespero, vídeo-aulas podem te salvar nas vésperas de uma prova final. Quando você não entendeu nada da matéria, passou horas estudando e nada entrou na cabeça e você já riscou todos os itens da listinha "Métodos para ir bem na prova", corra para ligar o computador e passe o tempo que for necessário assistindo às aulas, isto poderá te salvar no dia seguinte.





10-) Divirta-se! Vá ao cinema, shopping, boliche, festas, saia com seus amigos para jantar, papear, leia, escreva, coloque em dia suas séries favoritas, faça uma maratona de filmes que você ama, durma ou faça qualquer outra coisa que tire sua cabeça dos livros! É uma ordem, porque de nada seu estudo adiantará se você não tiver descanso, se não tiver um tempinho para si mesmo. Psicólogos e especialistas garantem que vale a pena, hein!





                                                                                                                                       

13 comentários:

  1. Adorei o post e vai ser ótimo pra mim nesse fim de ano, afinal, 3ª ano é barra!!
    escritasdeverao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Agnes!
      Fico feliz que tenha gostado das dicas!
      Beijos...

      Excluir
  2. Adorei aas dicas, até parece que foi escrito por um professor...
    Vou usar essas dicas para dedicar as preparações do meu casamento!!
    Acredito que vão dar certo... obrigada meninas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice!
      Que bom que você gostou, e parabéns pelo casamento!
      Beijos...

      Excluir
  3. Adorei as dicas, são muito importantes, ainda mais em época de vestibular. Estou fazendo cursinho pré vestibular e posso garantir que se organizar é essencial, pois assim você não se perde.
    Beijos.
    Page Segredos de Moda

    Blog Segredos de Moda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andreza!
      Ahh com certeza, nem imagino como eu conseguiria estudar sem organização, HAHAHAHA!
      Beijos...

      Excluir
  4. Adorei as dicas, esse ano eu quero me dedicar mais aos estudos mesmo! :DD

    Beijos,
    Rafa Mello-Eu + Livros
    www.eumaislivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa!
      Fico feliz que você gostou das dicas, com determinação você consegue se dedicar sim, pode ter certeza...
      Beijos!

      Excluir
  5. Oi Cá!
    Adorei as dicas, vou colocá-las em prática este ano! Preciso me dedicar muito mais nos estudos, e levar a escola mais a sério!
    Com essas suas dicas, conseguirei fazer isso!!
    Beijos ;**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isaaaa!
      Fico feliz que você gostou, garanto que vai dar certo! Qualquer coisa me grita que eu te ajudo, hahahaha.
      Beeeeeijos!

      Excluir
  6. Adorei as dicas, viu usar elas no mu dia a dia com certeza!!!

    ResponderExcluir
  7. gostei muito ! adoro fazer painéis para colocar postit

    ResponderExcluir

A leitura é uma porta aberta para um mundo de descobertas sem fim. - Sandro Costa

Obrigada pela visita. Sinta-se a vontade para dar sugestões, fazer críticas ou elogios!