Tá perdido?

Carregando...

Sobre nós

Curta!

Seguidores

Twitter

Siga por e-mail

Siga!

Eu leio Brasil

Pai bárbaro

Loja do leitor

Meise está lendo

Isadora está lendo

Blog Archive

Favoritos de Meise

Favoritos de Isadora

Tecnologia do Blogger.

Link us

Viciadas em Livros

Arquivo do blog

23 de agosto de 2013

RESENHA DO LIVRO TERRA CRUZ (LEONARDO BRUM)



 Poucos foram os livros – enquadrados na categoria vampiresca – que li num só fôlego e entusiasmo. Digo isso porque, apesar de também ser um autor que prima pelo gênero, é complicado tecer uma história tão enigmática quanto possível, que consegue conservar o ritmo de suspense, de forma que cada passo dos personagens parece confundir a cabeça do leitor e, com isso, alimenta a própria causa a ser estabelecida. Enfim, a própria categoria tem muito dessas coisas. No entanto, o que pensar de uma obra que segue esse roteiro e, de quebra, ganha confiança de um mundo particularmente novo e diferenciado do conservador?

Terra Cruz, do autor nacional consagrado e premiado Leonardo Brum, conquista uma legião de fãs merecidamente, porque foge do método rigorosamente disseminado e desenvolve uma técnica insistente, possível e, ao mesmo tempo, consistente. O autor é, para mim, um dos poucos que alimentam a curiosidade, sem ser piegas e sem quebrar a linha de raciocínio estabelecida. Terra Cruz não é um romance que trata apenas de um assunto comum, popularmente conhecido, mas sim um romance que conta um pouco da origem dos vampiros de uma maneira espetacular, como eu nunca vi ou ouvi parecido. O romance promete capturar o leitor logo nas primeiras linhas, esboçando personagens vigorosos, misteriosos por natureza e incrivelmente complexos, mas carismáticos. 

E cumpre o dever, com louvor. Cumpre também em relação ao método de escrita, que é fundamental a ponto de criar um ponto dimensional entre uma realidade ousada e um mundo iminente, real. Sem ser pretensioso, Leonardo Brum nos apresenta a história da chegada de personagens vingativos à simpática comunidade de Terra Cruz, um lugar onde muitos outros segredos estão adormecidos e, aos poucos, serão revelados. Depois disso, uma nuvem negra paira sobre a pequena comunidade e, então, as mortes e gritos começam. Causam arrepios verdadeiros. Terra Cruz nunca mais será a mesma de antes.

 O suspense que envolve os capítulos é crescente. De repente o simples farfalhar das árvores é motivo para seres espreitando a realidade, e alguém descendo uma ladeira sombria e solitária é simplesmente o estopim para nos fazer arregalar os olhos e pular da poltrona. Foram essas as impressões que o romance trouxe, a princípio, e superou as minhas expectativas. 

Leonardo Brum é cativante, realmente. Um brilhante autor, que merece elogiosos comentários, porque é impar a sua qualidade literária. 
 



FICHA DO LIVRO:
Título: Terra Cruz
Autor: Leonardo Brum
Editora Novo Século (2012; 312 páginas).
Preço sugerido: R$ 29,90

 
  


6 comentários:

  1. Eu amo livros sobre vampiros, mas vampiros de verdade. Não esses que se apaixonam e tal... Terra Cruz parece ser perfeito! Quero ler.

    ResponderExcluir
  2. Oi Claúdio!!
    Nossa que maravilha de resenha, onde explicou tudo e não detalhou nada. Fiquei bem curiosa pelo livro,não conhecia a obra. Já havia lido sobre vampiros mas acabei odiando por ser algo clichê demais, e sempre quis ler algo do gênero de outra forma, e Terra Cruz se encaixou perfeitamente. Quero muito mesmo poder conferir este livro.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro e adorei saber que a leitura eficaz. Sou fã dessa temática e fazem alguns meses que não leio nada do gênero.
    Já conhecia o autor. Algumas pessoas já me indicaram a ler ''Um Mundo Perfeito''. Ainda não li, mas acredito que começaria por ''Terra Cruz''.


    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha lido livro nessa temática tão bom como esses, tanto o Terra Cruz como Um Mundo Perfeito, quem não leu corra para ler, pois são fantásticos!!! Estou aguardando um novo lançamento!!!! Parabéns ao nosso autor querido Leonardo Brum. Boa Sorte!!!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde. Por acaso vocês tem alguma notícia do autor? Ele parece ter desaparecido.

    ResponderExcluir
  6. Terminei de ler essa semana,livro muito bom !!! Ansioso para ler Um Mundo Perfeito, vou procurar e.e

    ResponderExcluir

A leitura é uma porta aberta para um mundo de descobertas sem fim. - Sandro Costa

Obrigada pela visita. Sinta-se a vontade para dar sugestões, fazer críticas ou elogios!